Um Ano No Ateliê

Olá,

E como o tempo passa rápido? Neste início de agosto faz um ano que mudei meu ateliê para uma antiga cozinha na minha casa. Era um ambiente pequeno, com alguns móveis da época que minha mãe se casou, paredes de azulejos azuis e muita história...

Configuração atual, tirei a máquina de costura do lado desta janela porque bate muito sol e não quero colocar cortinas. Deixei este espaço para as suculentas e para fotografar meus produtos.

As máquinas de costura da minha mãe ficam numa espécie de sótão e foi lá que dei os meus primeiros passos. Poucos meses depois ganhei a minha máquina e ela foi acomodada no meu quarto, que também é o meu homeoffice. Os aviamentos, tecidos, e todo material de artesanato que tenho ficava dividido em outros ambientes da casa, e quando precisava fazer algo tinha que pensar onde encontrar cada coisa, juntar no meu quarto e trabalhar. Chegando o fim do dia tinha que organizar tudo e no outro dia começar novamente... Bem complicado.

Hoje em dia moramos em casas cada vez menores e ter um espaço exclusivo para chamar de seu é quase impossível. Como essa cozinha já não era usada há tempos, somente nas festas familiares, conversei com minha mãe, tiramos (aos poucos) o fogão e freezer...sobraram alguns móveis, a mesa e a minha vontade de transformá-lo no meu cantinho de criação e produção. E foi com certeza a melhor coisa que fiz.

Parece bem grande, mas na verdade é pequeno o espaço. Na primeira foto tem o carretel e a prateleira com minhas bonecas. A segunda aparece a mesa de corte e a tábua de passar com o rolo de craft. Por último o cantinho mais bagunçado, com a pia e ao lado a impressora 3d que em breve sairá daqui.

Minha produtividade aumentou muito. Agregar todo seu material em um único ambiente facilita demais o trabalho. Ter uma mesa grande para fazer a modelagem, cortar tecidos mudou a minha vida, sério! rs. Muitas vezes sento lá e ficou pensando, vendo revistas, livros...desenhando, escrevendo...planejando e assim a criatividade vai longe. É o meu refúgio. Lá a tristeza não tem vez!

Essa mudança foi gradativa. Não queria gastar muito. Comprei uma tinta branca, um contact e dei início a transformação da cozinha em ateliê. Foram muitos meses até deixar como eu queria. De acordo com a necessidade eu pegava madeiras em caçambas, resgatava em casa mesmo e reaproveitava. E o ateliê passou a ser muito bem aceito pelas pessoas. Era postar uma foto da parede de azulejos que causava alvoroço...e eu ficava bem feliz.

Aqui a cortina de patchwork e o armário de aço onde guardo material e as portas dele que atualmente servem de moodboard. Ao lado meus manequins, e a mesa que reaproveitei (os pés eram de uma existente e o tampo achei numa caçamba) apoia muito bem a minha máquina. Tenho iluminação natural, mas não bate sol diretamente. As prateleiras ficam linhas, aviamentos, lãs, argolas para bolsas... 

No início deste ano levei minha máquina de costura para lá. Faltava ela. Agora o ateliê ficou pronto! Que nada, estou sempre mudando e esta configuração atual foi a que mais gostei. Acho que vocês vão concordar comigo.

Ah, criei um canal no youtube e mostrei várias transformações por lá. Aqui no blog também tem os tutoriais caso você se anime a transformar qualquer cantinho da sua casa, vou deixar os links aqui, mas basta entrar na aba DIY que tem todos os faça você mesma separados pra você!

- Parede de azulejos

- Tábua de passar com rolo de craft

- Mesa reaproveitada

- Cabideiro e lousa

- Cortina de Patchwork 1/2
- Cortina de Patchwork 2/2

- Moodboard - painel de inspirações

- Carretel

Que mais se anima a reformar o que temos?


Comentários