Cortina de Patchwork - Final

Segunda postei um pap da cortina de patchwork que estou fazendo para o meu novo ateliê. Dividi em dois posts para não ficar tão grande. Vamos continuar?

Comprei um tecido amarelo de poás bem fofo para fazer o forro. Precisei de quase dois metros de comprimento por aproximadamente 90cm de largura. Coloquei direito do forro e direito da cortina e comecei a alfinetar. É bom deixar uma margem na hora de cortar o forro, e fui ajustando as costuras e prendendo com alfinete.


o tecido amarelo é o forro, deixei uma sobra para costurar e depois cortei o excesso.

Costurei a parte de baixo primeiro, depois as laterais deixando um espaço para desvirar a peça e a parte superior ficou aberta para colocar as tiras que vão prender no varão. E por falar em varão, existem vários modelos no mercado, eu queria algo bem simples, então optei em comprar somente o tubo de alumínio com 1m de comprimento e ø 2 cm, paguei R$12,00. No local que vou colocar a cortina já tem dois ganchos e resolvi aproveitá-los. Veja como fiz: apoiei o varão sobre os ganchos, alinhando para não ficar um lado maior que o outro e fiz uma marquinha com o lápis. Agora é só pegar um prego e martelo para fazer o furo, claro sem vazar do outro lado. Testei e encaixa direitinho. Pronto, agora é só medir a altura até o piso para fazer as tiras. Para fazer isso, usei a cortina pelo avesso mesmo e coloquei um pedaço de tecido com alfinete para marcar direitinho qual o comprimento da cortina. 

Marca feita com o lápis para furar o varão. Encaixe do furo do varão no gancho já existente na parede. E tecido azul preso com alfinetes para definir a altura da cortina.

Medidas definidas, vamos fazer as tiras. Usei dois retângulos de 6 cm de largura pelo comprimento do tecido que sobrou. Costura direito com direito, passa ferro para abrir a costura e faz duas dobrinhas para dentro e costura novamente. Depois da tira pronta, cortei na medida de 22cm, e deram 6 partes.

Passo a passo para fazer as tiras. Emende duas tiras, dobra os cantos para dentro, passa a ferro, costura as bordas para fechar. E corta no tamanho. 

Agora basta dividir a largura da cortina por 6 e achar o centro de cada tira. Alfinetei tudo, colocando a tira para dentro da cortina. e fechar a costura.

Desvirei pelo espaço lateral, passei ferro para abrir as costuras e fiz um pesponto por fora, dando a volta inteira na peça, assim dá um melhor acabamento e fecha o buraco que usei para desvirar.

Cortina costurada com a parte superior aberta. Encaixe as tiras, deixando somente a borda para fora para ser costurada. Depois de alfinetar todas as tiras, feche com a costura na parte superior, desvire a peça, passe ferro e para finalizar pesponto em toda a volta.

Pronto! Ficou ou não ficou fofa? Eu adorei. Simples, barata e feita com muito amor! É trabalhosa, não vou negar, mas o resultado surpreende muito.




Gostaram? Quem se anima a criar cortinas fofas para a sua casa?







Comentários