Cultivo Afetivo - Oficina de Temperos

Olá,

Há algum tempo tenho me interessado em cultivar temperos em casa. Nunca fui cozinheira, nem faço isso com frequência, mas acho importante aprender a usar ervas e temperos nos pratos para deixá-los mais gostosos e perfumados.

Alecrim no vaso marrom, ao lado a horta que fiz no curso, depois a hortelã e por fim minha lavanda...

O primeiro passo dado foi a vinda do vaso de hortelã da casa do meu irmão para cá. Estava tão linda, enorme e eles utilizavam pouco. Todos os dias eu via aquela planta linda e cheirosa crescendo e quis ter mais, muito mais. Comprei manjericão, alecrim e a lavanda. Sou apaixonada pela plantação de lavanda. Mas o manjericão morreu. Comprei novamente outra muda e o mesmo aconteceu. Decidi então que era preciso estudar mais a respeito, e dia destes achei uma oficina da querida Marina, do Da Horta. Seria sábado de manhã, dia a inauguração do novo espaço dela. E foi muito gostoso.

Fachada da casinha. O espaço é tão bonitinho, amei tudo. Este dia era da inauguração do espaço, e estava sem energia elétrica : ( e não consegui fotografar dentro, mas tem plantas, bijus, necessaires expostas para venda. Tudo de muito bom gosto!

A casa nova fica numa vila em Pinheiros, bem pertinho do metrô Faria Lima. E é claro que como cheguei cedo, fui até o Sesc Pinheiros tomar um super café da manhã. Comentei no meu instagram como eu gosto da Comedoria dela. O espaço é tão bonito, aconchegante e a comida muito boa. Vale conhecer. Eu gosto muito dos Sescs daqui de São Paulo, o Pinheiros e o Pompéia com certeza estão na minha lista de lugares favoritos!

Chegando na vila, encontrei uma casa muito linda, tipo casa de vó, sabe? O piso era de cacos vermelhos, muito tradicional na minha infância. Já gostei. Dentro muitas plantas, objetos de decor e bijus. Além Da Horta, outras pessoas são parceiras dela.

Bom, chega de papo e vamos a oficina. Primeiro a Marina deu uma explicação geral sobre o trabalho dela. Começamos a por a mão na massa, ou melhor na terra e foi bem divertido. Escolhemos nossos temperos e bora plantar. Fiquei atenta aos detalhes para que minha horta sobreviva depois do curso, rs, nunca se sabe não é mesmo.

As mudas de plantas todas acomodadas nas caixas de feira. Abaixo meu vaso, já com as camadas de terra, adubo, manta... e as mudas escolhidas por mim, ao lado literalmente com a mão na massa, ou melhor na terra. E por último as hortas das colegas de oficina.

Eu escolhi pimenta, manjericão (não desisto, quero muito!) e orégano. Trouxemos para casa, além da horta, um kit com borrifador, pá e adubo para alimentar nossas plantas a cada mês. Tudo veio numa sacolinha linda de feira.

Pimenta, manjericão e orégano foram os temperos escolhidos por mim para esta oficina. Ao lado o kit fofo que ganhamos, tem sacolinha de feira, borrifador, pá e adubo. Tudo muito caprichado.

A Marina é muito simpática e disse que qualquer problema podemos entrar em contato com ela. Com este suporte, pretendo manter minha horta feliz por muito tempo. Por enquanto ela continua linda e bem perfumada. Logo mais vou colher minhas primeiras pimentas. Nunca me imaginei cultivando temperos ou qualquer outro tipo de planta, e ainda bem que mudamos de ideia e experimentamos coisas novas.

Quem se animou? Bora lá fazer uma hortinha na varanda? Tenho certeza que você vai se sentir bem em ter esse momento só seu.





Comentários