Carretel - A Saga

Contei aqui como fiquei feliz quando consegui meus dois carretéis. Agora precisava decidir o que fazer com eles. O grande é muito grande mesmo. Ele tem tampo de 1.50m de diâmetro e 0.80m na altura, ou seja não passa pelo vão de uma porta comum, além de ser muito pesado. Pesquisando no Pinterest achei uma opção bacana, desmontá-lo e usar somente os tampos. Desta forma ficaria mais fácil de manusear e guardar mesmo, já que não pretendo mexer nele por enquanto. Resolvido. Desmontei e deixei guardado os dois tampos, que futuramente usarei como mesa, basta encontrar/comprar os pés.


Coloquei provisoriamente dentro do meu ateliê até encontrar o espaço mais adequado para ele.

O menor era mais fácil, mas precisava começar. E um dia decidi começar a lixar e dei início a saga do carretel. Mostrei alguma coisa no snap, mas ele finalizado, só aqui no blog mesmo. Vamos ver o passo a passo?

Primeiro de tudo, lixar! Dei uma geral em tudo, inclusive fiquei em dúvida se deixaria o tampo na cor preta com as informações de fábrica...mas depois de muito pesquisar, optei em pintar tudo e transformar numa nova peça.

Depois de lixar, usei uma mistura de rejunte + água + cola para cobrir os buracos / frestas que existem entre as tábuas da madeira. Essa dica encontrei aqui, achei muito legal. Depois lixei novamente e pintei com tinta branca.


















Na foto superior esquerda o carretel ainda sujo, ao lado, já lixado com as madeiras soltas coladas e presas com o sargento até secar. Abaixo os furos na base que eu fechei com o disco de mdf colado.



Mas ainda estava em dúvida qual cor pintar, se pintaria tudo...e sempre que isso acontece vou pesquisar para ter ideias, referências. Por isso que demora um pouco para ficar pronto. Eu normalmente dou início e cada dia faço uma parte, espero secar de um dia pro outro...sem pressa.


Acima já com duas demãos de tinta branca e ao lado as primeiras palavras já sendo pintadas. Abaixo na parte central o stencil na cor cobre também.

Pesquisa aqui e ali e gostei muito da ideia de usar stencil para dar vida nova a ele. Tinta spray na cor cobre eu já tinha, lembrava de uma régua de letras vazadas que era do meu pai, só faltava encontrar. Mas mesmo assim fui até uma loja e trouxe um arabesco (não sei como chama) para completar. Com tudo em mãos, o que escrever? rs Pois é, pensei numas frases, letras de músicas (adoro música!) e no final comecei a escrever algumas palavras que gosto, que me representam e distribui aleatoriamente numa folha de papel e pronto! Resolvido.


Base com o disco de mdf já pintado e ao lado a base do carretel com um pouco de spray cobre, para dar uma "sujada" e não ficar muito branco.

A parte mais gostosa foi essa. Escolhe as letras, coloca fita para vedar as demais e vai com fé na tinta. Usei letras maiúsculas com minúsculas, de tamanhos diferentes, gostei muito do resultado, muito mesmo.

Stencil de letras em uso, formando as palavras que preenchem todo o tampo do carretel.

Na base colei uma disco de mdf para cobrir os furos que são característicos do carretel. pintei de branco apenas. Depois de tudo pintado, passei um verniz marítimo em toda peça para proteção. Para finalizar coloquei 4 rodízios na base para facilitar o manuseio.

detalhe do rodízio.

Tampo e base já pintados com o verniz, que deu uma escurecida no branco e eu achei sensacional. Apesar de ser nova a pintura, ficou com cara de antiga e deu todo o charme a peça. Eu amei. Usei verniz marítimo acetinado para proteger da chuva, mas pode usar verniz comum mesmo.


Tcharam! Ficou lindo demais! Estou super feliz com o resultado, até usei no almoço de natal aqui em casa. Enfeitei com festão e bolinhas vermelhas e pronto!



Gostaram?



Comentários