Lojas de Tecido da Minha Infância

Olá,

Dia destes visitei o Center Fabril, loja tradicional de tecidos aqui em São Paulo. Comentei com a minha mãe, e ela se espantou quando soube que ainda existia, e disse que essa loja era da "época dela". Verdade, a loja é bem antiga mesmo. Para saber um pouco da história deles, clique aqui.

                              
Rendas, brim...uma diversidade de tecidos a sua escolha no Center Fabril.

Na minha infância me lembro de acompanhar minha mãe na Tecelagem Vânia, loja de tecidos na Lapa, zona oeste de São Paulo, bem pertinho da casa da minha avó. Ela fechou as portas depois de alguns anos. Na verdade muitas lojas de tecido fecharam ou mudaram de segmento, como a Pernambucanas que atualmente vende as roupas prontas e itens para casa, cama, mesa e banho.

                            
Tules e tecidos para decoração, encontramos muitas opções nos corredores do Center Fabril

Engraçado como passei a minha infância e pouco da adolescência usando roupas feitas pelas minhas tias e mãe. E de repente as lojas de tecido desapareceram. Ficou mais "fácil" e barato comprar roupas prontas e a importação de produtos chineses ganhou força e tomou conta do nosso mercado.

              
Ainda encontramos no Center Fabril um setor com linhas, aviamentos, zíper... Gostei muito da bancada de corte de tecido. É muito importante para que não haja desperdício de material. Quantas vezes compramos um metro e o corte vem todo torto?

De uns anos pra cá, desde que comecei a costurar percebo que muita coisa mudou. Lojas de tecido vem ocupando novamente seu lugar e as pessoas valorizando o trabalho manual e até mesmo aprendendo a fazer as próprias roupas.

Sinto-me agradecido por estar vivendo esse retorno, por fazer parte desta geração que evita o consumismo e passa a repensar seu papel no mundo e quanto impacto todo esse consumismo desenfreado gerou.

E se ficou com vontade de visitar o Center Fabril, super indico. Além de tecidos variados, com larguras maiores - comprei um jeans com 1.80m de largura! - existem itens de cama, mesa e banho, armarinhos, cortinas... foi necessário se adequar ao mercado para sobreviver há tantas gerações. Mas ainda mantém muito da época.

Tecidos, itens de cama, mesa e banho, muita coisa bacana no Center Fabril.

Numa busca rápida no google descobri que ainda existe uma Tecelagem Vânia na Vila Prudente. Com certeza a única em São Paulo.

E você, quais lembranças tem da infância? Com quem aprendeu a costurar e a gostar de tecidos? Eu tenho tanta história...contei algumas aqui no blog...

Comentários