DIY - Casinha de Crochê

 Não é um tutorial super explicadinho, com todos os detalhes, mas a ideia é justamente te mostrar como eu fiz a minha, com a ideia surgiu e assim estimular a criatividade.

Pode ser alfineteiro, pode ser para os pequenos brincarem, ou para decorar sua casa.

Quem faz artesanato sempre tem uma caixa, um cesto, uma gaveta de retalhos, restinhos de fios e materiais. E ano passado fui dar aquela organizada no meu baldinho de fios e encontrei duas bandeirolas abandonadas, entre outras pequenas peças.

Esse é apenas um dos baldinhos com restinhos de fios que tenho.

Poderia desmanchar, mas pensei em usá-las. Virei ao contrário e me pareceu uma casinha. Ótimo, já tinha a fachada e o fundo da casa. Agora precisava tecer o restante.

Para as laterais fiz dois retângulos na altura da base do triângulo. Usei os fios que estavam no balde, preferi não pegar um novelo novo. Lembra que a intenção era usar os fiozinhos que estavam sobrando, certo?

Laterais costuradas. Lembrando que as quantidade de pontos varia de acordo com o tamanho que terá a sua casinha.

Para o fundo da casinha, fiz um quadrado. Depois de costurar as laterais consegui essa medida para fazer a base. Só preste atenção a quantidade de pontos que fizer e a partir dela o resto vai se encaixando.

Costurando as laterais do telhado.

O telhado foi um retângulo maior. Comecei engatando a agulha na lateral e fui tecendo as carreiras de ida e volta, com o fio preso na casinha. De tempos em tempos eu parava para medir, e quando cheguei no tamanho certo, finalizei direto na outra lateral.

Não se esqueça de encher a peça antes de costurar. Essa etapa eu fiz com agulha de tapeçaria, mas poderia ter sido de crochê. Para dar um toque final fiz retângulo para a porta e quadrados para as janelas.

Se quiser pode bordar também, pode fazer um beiral, colocar um fundo de papelão para ficar retinho. Ou seja, a sua criatividade dira até onde ir.

Espero que tenha gostado e aproveite para fazer alguma coisa diferente da sua rotina. Isso ajuda muito a nos mantermos criativos.

Comentários