Você Sabe o Que É Biofilia?

Cada vez mais comum no mundo da arquitetura e do design, o termo Biofilia foi usado pela primeira vez por um psicólogo Erich Fromm, em 1964, mas foi na década de 80, através do livro de mesmo nome, escrito pelo biólogo Edward O. Wilson; que a ligação entre o ser humano e a natureza se popularizou.

Essa conexão com os organismos vivos estão em nossos genes e ao longo da vida nós as procuramos, mesmo que inconsciente. 

Pedra, madeira, vegetação, luz natural são elementos que nos aproximam da natureza.
foto: www.masterhousesolucoes.com.br

Design biofílico, como tem sido chamado, traz a natureza para dentro dos ambientes, tanto casa, como escritório. Os espaços verdes impactam positivamente na saúde mental dos trabalhadores. E como fazer isso?

- Iluminação natural - passar o dia todo dentro de casa, com luzes artificiais nos desconecta do ciclo circadiano, deixamos de produzir melatonina, o hormônio que nos faz relaxar;

- Ventilação natural - manter as janelas abertas para ouvir o vento, a chuva, os pássaros, até mesmo os barulhos do dia a dia. Olhar para o horizonte, para fora do ambiente interno;

- Uso de materiais naturais e formas orgânicas - madeira, pedra, bambu, entre outros materiais, formas orgânicas presentes em vasos, objetos de decoração oferecem conforto e bem estar. 

Essa integração com o ambiente interno e externo, é uma boa maneira de nos sentirmos 
conectados com a natureza.
foto: www.squadrapvc.com.br


Somos mais saudáveis quando nos conectamos com a natureza.

Esse assunto é vasto e tem muito a ser estudado, mas por hoje vou parando por aqui. 

Me conta, conhecia esse tema? 


Comentários