DIY - Bancada de Concreto (Parte 2)

Dando continuidade a bancada de concreto (caso não tenha visto o 1° post está aqui), após a montagem da forma; preparamos a ferragem - sim, é preciso colocar as barras de ferro amarradas na horizontal e vertical para dar estrutura a bancada. Facilmente você faz isso em casa, com uma serra arco é possível cortar no tamanho e prender as partes com arame mais fino.

Ferro para vergalhão cortado no tamanho do molde, entercalando barras verticais e 
horizontais por toda a extensão da bancada.

Para essa massa usamos a seguinte receita: 2 partes de cimento, 4 partes de areia, 5 1/2 de pedrisco (para ficar mais leve, colocamos metade isopor x metade pedrisco).

Montagem: escolha um lugar plano, de preferência no chão, coloque um plástico para proteger o piso e encha até a metade com a massa de concreto, coloque a estrutura de ferro, e complete com o restante da massa. Se quiser deixar um espaço para passar fios, coloque um tubo de pvc antes da primeira camada de cimento, assim quando secar, este espaço ficará vazado.




Estes relevos são os parafusos que ficaram embutidos na massa, agora é só retirar que o "buraco" para fixação do pé está pronto.

Esperamos uma semana para desenformar, lembrando que cada cidade tem uma temperatura, e aqui estava bem quente. A bancada ficou bem lisa e uniforme em cima, a parte de baixo tem umas saliências devido ao isopor. 

Podemos afirmar que deu certo. Incluímos uma base de metal já com a furação dos parafusos, para encaixar os pés futuramente. Tudo que você pretende fazer nela é melhor ser planejado com antecedência, pois para furar uma mesa com espessura de 4cm não é moleza.

Agora que a primeira tentativa deu certo, partimos para a bancada do banheiro, mas isso fica um próximo post, e quem sabe vídeo no youtube.


Comentários