Estudar e Agregar Repertório - Tábua de Cozinha

Cada ano tenho me dedicado a aprender/aprimorar uma técnica. Sabe que história de manter o foco? E atrás dele que estou indo. 

Não tem nada de errado querer fazer muitas coisas, eu mesma faço. Mas até eu descobrir qual seria o meu nicho, quais produtos eu venderia na minha loja, demorou uns bons anos.

E foi justamente em 2018, ano que muitos problemas de saúde da minha mãe e tia, além de obras acontecendo, que eu parei um feriado e comecei a estampar e a pensar numa ecobag para nós que gostamos de tecer. A ideia já estava na cabeça e inclusive nos inúmeros caderninhos que tenho, faltava mesmo era concretizar. E assim foi! E daquelas cinco ou seis peças (não me recordo), saíram muitas mais. Tantas que eu nem pude imaginar. 

Essa sacola envolve costura/modelagem que estudo desde 2012. Xilogravura, block printed desde 2013, são muitos anos que venho adquirindo repertório sem saber ao certo para qual caminho eu seguiria. Mas ano passado esse caminho se tornou claro, e desde então continuo focada nos estudos e tentando aprimorar cada vez mais.

Tábua quase pronta, passando pelo óleo.

    
Recebemos um retangulo de madeira e o professor deu algumas 
informações básicas antes de por a mão na massa.

Toda essa introdução para falar que a madeira tem estado muito presente no meu dia a dia. Com ela eu estampo minha peças e tenho cada vez mais ideias para novos produtos. Por mais que fazer cursos de marcenaria não estejam diretamente ligados a estampa, neles eu aprendo a trabalhar com a madeira, a conhecer melhor seu desempenho e onde ela pode me levar.

    
Depois de eu ter cortado com a serra tico tico, ao lado o professor Taigoara passando a topia.

    
Uma amostra de como fica o canto vivo depois da máquina arredondar os cantos. 
Ao lado já no processo de lixamento.

   
Depois de passar por três gramaturas de lixas diferentes e pronta para receber o óleo.

Dias destes, no curso de férias do Sesc, me inscrevi numa aula de tábua de cozinha. Eu já tive algumas para venda na minha loja, mas somente os desenhos eram meus, as peças foram cortadas numa máquina. Desta vez tive contato com todas as partes do processo, e foi muito enriquecedor.

        
Registros que fiz dos meus colegas cortando as suas peças, e ao lado o professor passando o óleo.

    
Flagrada pelo professor, depois de passar a cera e sentindo com as 
mãos a lindeza que ficou minha tábua.

Usamos a madeira cedro rosa, e o corte foi feito de forma aleatória - eu escolhi assim - bem freestyle, com a serra tico tico, depois ela passou pela topia - o professor quem fez essa parte - para então chegar na etapa da lixa. Fiz todo o processo a mão, sentindo a madeira ganhando forma e ficando lisa.

Foi muito bom. Depois disso era a hora de encerar a tábua. Parte bem importante dessa aula. Saí de lá com uma tábua nova, única e exclusiva para minha cozinha. Mas além disso, agreguei mais conhecimento ao meu repertório "madeirístico". 

Se você acha que é caro estudar, saiba que este foi gratuito. Fiquem atentos, pois existem muitos cursos/palestras assim pela cidade. E infelizmente eu não consigo compartilhar tudo. Mas para se inscrever num curso assim é preciso paciência, tem filas e muitas vezes não conseguimos a vaga. 











Comentários