Soleira - Usar ou Não?

Ainda usamos soleira ou não?

Como tudo em arquitetura, depende. O projeto deve ser feito para cada pessoa e de acordo com o modo de vida dela. Mas vou tentar ser bem clara nas opções em cada caso.

Primeiro você sabe o que é soleira? É um revestimento instalado no espaço inferior do vão da porta, podendo ser na largura do batente, a soleira propriamente dita; ou um filete na espessura da folha da porta, o baguete.

Vamos aos casos:

Piso de madeira seguindo por dois ambientes, passando pela porta sem soleira. Fica mais bonito e traz uniformidade a casa. Foto de Curtis Adams no Pexels

1 - Um revestimento apenas em toda a casa, tipo um porcelanato, uma cerâmica, um granito. Neste caso não se deve colocar soleira e nem baguete. Imagine que em cada cômodo, onde haja uma porta, colocando a soleira, você vai interromper a paginação do piso, e o que era para ser único, dar a sensação de amplitude, vai ficar dividido. Então NÂO coloque!

Ambiente integrado, sala com piso de madeira e cozinha com porcelanato, sem soleira, no mesmo nível, encontro perfeito de materiais. Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

2 - Piso frio na sala e cozinha, e madeira e/ou similar na área íntima. Na junção não é necessário colocar soleira. Este encontro de materiais deve ser feito no mesmo alinhamento de altura, ou o piso frio uns milímetros mais alto. 

Exemplo do que não fazer. O piso entra nos dois ambientes, não tem degrau, então a soleira é totalmente dispensável neste caso. Ela interrompe a paginação, cria uma barreira visual que tira a unidade, a sensação de amplitude. Não faça! Foto: www.fazfacil.com.br

3 - Piso de madeira na casa inteira, inclusive na cozinha. E os banheiros? Se for madeira natural você não deve colocar nos banheiros, apesar de existirem casos em que se entra com este piso até a área do box, que obrigatóriamente deve ter um revestimento apropriado para receber água (porcelanato, cerâmica, ladrilho...), eu não indico. A manutenção é mais complicada e quem gosta de jogar água, lavar com balde não vai se adaptar. 

Banheiro com porcelanato e soleira em mármore, o tom é praticamente o mesmo, ou seja, não interfere visualmente na paginação. A área externa vai receber um vinílico, e o encontro com a soleira será no mesmo nível, deixando um dente apenas na área interna.

4 - Neste caso acima, você pode usar a soleira (ou baguete) na junção do banheiro com a área íntima. Mas faça com o mesmo material do piso do banheiro, ou um que seja da mesma cor, para não chamar a atenção e "quebrar" visualmente a paginação.

Soleira na entrada da casa eu gosto. Marca o ambiente, e se for no mesmo tom 
do revestimento, melhor ainda. Foto:vaicomtudo.com

5 - Portas de entrada eu sempre indico a colocação de soleira. Fica mais bonito e marca a entrada da casa, mas sempre use o material mais próximo da cor do piso interno.

Baguete discreta, que faz o acabamento da madeira com o piso cerâmico, este uso está correto, pois existe um degrau, provavelmente um dormitório a esquerda e banheiro a direita. Só não gosto do piso brilhoso, ele reflete tudo que tem no ambiente. Se possível, não use. Foto: andersonelia

6 - Desnível na sala, ou na entrada dos quarto. Se for porcelanato ou similar, sem problema, continue a paginação e não faça soleiras. Mas caso seja um piso vinílico não tem como fazer sem colocar alguma elemento de transição. Por exemplo, sala está um nível mais alto que os quartos, todos vão receber o vinílico, neste caso existem algumas peças feitas especificamente para isso, que dão o acabamento sem deixar o vinil aparente. Mas eu não gosto. Neste caso aconselho a colocar uma baguete (que é mais fininha) na mesma cor do piso, num granito por exemplo, assim o acabamento fica melhor e não interfere visualmente na unidade que se quer dar a casa.

7 - Lavabo normalmente usamos o mesmo piso da sala, mas se for madeira ou vinílico, e você gosta de lavar com balde, neste caso coloque uma baguete o mais discreta possível, na cor do revestimento escolhido.

Mais um bom exemplo de como fazer a transição de pisos sem soleira.

Como eu disse, existem muitas possibilidades, tentei esclarecer as mais comuns e se você tiver alguma dúvida ou experiência e quiser compartilhar conosco, vou adorar te responder.

Comentários