Japan House, Casa da Rosas e Itaú Cultural - Passeios Por São Paulo

Adoro quando as pessoas vem para São Paulo e me convidam para apresentar a cidade a elas. Visitas a pontos turísticos, exposições, cafés... a nossa cidade oferece muitas opções.

No começo do mês aconteceu a Mega Artesanal, e a querida amiga Lu Gastal - que já estava de malas prontas para chegar em terras paulistanas - me pediu para fazer uma seleção de lugares interessantes para visitarmos.

    
Casa das Rosas ao fundo e o jardim externo. Adorei essa luz nas fotos.

Niemeyer ao fundo, sempre que passo pela Casa das Rosas faço
 um registro deste painel lindo do Cobra. 

   
Mais detalhes da Casa, na verdade da mansão. Arquitetura belíssima, vale muito a visita.

    
Adoro os pisos, e já repeti essas fotos muitas vezes.

   
Os banheiros são maravilhosos e originais da época - não podem ser usados, apenas admirados. 
Foto com a Lu e a Ana. 

   
Registros feitos pela Lu, tudo ornando com as rosas. Na verdade era para mostrar a sacola que fiz com tapete, seguindo o tutorial dela para o É de Casa.

Marcamos um café na Casa das Rosas, já fomos lá uma outra vez, mas a Lu não chegou a fazer a visita a casa, ficamos somente papeando no jardim. O imóvel fica na Avenida Paulista e é projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, e até 1980 a família dele viveu lá. Mas a modernidade chegou a região e poucas residencias ainda permaneciam, e a mansão estava sendo ameaçada de demolição. Para evitar esse processo, nos fundos do terreno foi construído um edifício moderno, voltado para a Alameda Santos, e a casa, transformada em centro cultural.

Este é um passeio bem legal, gratuito e fica numa região cercada de outros prédios interessantes, como o Sesc Av, Paulista, o Itaú Cultural e a Japan House. Todos são bem próximos e podem ser feitos no mesmo dia.

   
Ikebanas mais lindas! Fiquei sem conseguir escolher a mais bonita.

   

   

   

    

    

      
Foto na parede com detalhes feitos em papel arroz. 
E como adoro uma tesoura, não pude deixar de fazer o registro.

E foi o que fizemos, saímos da Casa das Rosas e fomos até a Japan House, no térreo estava acontecendo uma exposição de ikebana - infelizmente já se encerrou - e no andar superior estava em montagem a exposição Nuno - Poéticas Têxteis e Contemporâneas, que estou me programando para visitar.

  

       
Fala se você já viu uma escadaria mais maravilhosa que esta? Eu não me canso de olhar. 

Depois levei a Lu e a Ana (nossa convidada), ao Espaço Olavo Setúbal, no último andar do Itaú Cultural. Já citei essa exposição outras vezes, o lugar é maravilhoso! 

Esse foi só uma amostra, de um dos lados da Paulista...não citei o percurso todo. Mas quero fazer um tour cultural por ela.

Comentários