Dia de Marcenaria com a Sobrinha

Incentivar as crianças a brincarem mais ativamente, deixando de lado - mesmo que por pouco tempo - os jogos e vídeos na internet, não é uma tarefa fácil. Mas queria fazer isso com minha sobrinha de 10 anos. Ultimamente tenho tido pouco tempo com ela, mas gostaria que meu presente de aniversário fosse assim, uma dia inteiro juntas, nos divertindo... e assim foi.

Primeiros passos para a montagem.

Fiquei de olho nos cursos de férias dos Sescs, que sempre tem ótimas propostas e escolhi a marcenaria como tema, que tem tudo a ver comigo no momento. Levamos a Vovó também, passeamos no shopping, almoçamos e fomos em busca da vaga no Sesc Pompéia. Nestes cursos é imprescindível um adulto acompanhando. No caso dela havia duas, mas revesei com a minha mãe e todas nos divertidos, inclusive ajudando a outras crianças.



    
Desenhando a casinha e eu fazendo a primeira parte, com ajuda da Vovó segurando a tábua.

O curso era para fazer uma casa de passarinho em madeira. O professor havia feito com o filho de quatro anos, e nos deixou livres para criarmos a nossa. Conversei com a sobrinha e fizemos o nosso desenho. Escolhi a madeira e ajudei a pequena fazer as medições. Como eu já tenho conhecimento de projeto, trabalhei meio que sozinha com ela, mas o professor estava lá para orientar.

       
Fiquei muito atenta aos dedos dela, é importante supervisionar. E a minha mãe ajudando outra criança na aula, essa interação foi muito legal.

As peças deveriam ser cortadas com serrote. Eu fiz a grande maioria, mas deixei que ela tivesse contato com esse processo e sim, ela conseguiu fazer alguns cortes, foi legal essa descoberta. Depois montamos, seguindo as orientações do professor. Ela usou a parafusadeira e se saiu muito bem em todas as etapas, fiquei orgulhosa.

     
Usando várias ferramentas. Era o dia de testar tudo!

   
Quase finalizando a casinha.

Minha mãe foi dando suporte a outras crianças, também se encarregou das fotos. E no final, saímos com uma casinha linda, que ficou na casa da vó, para que ambas possam recordar deste dia.

Você já fez algo parecido? Não precisa ser um curso fora, pode ser na garagem de casa, ou até mesmo na cozinha, fazendo um bolo junto com eles. Pensem como essas memórias ficarão guardadas para sempre.

Só faltou colocar a cavilha para apoio do passarinho. 
Tivemos um dia muito gostoso, quero repetir mais vezes.


Comentários