Um Livro por Mês? Será?

Olá,

Todo início de ano me proponho a ler um livro por mês. Eu até começo bem, mas depois desanda tudo, acho que é porque a vida só tem início depois do carnaval mesmo. Conforme os meses vão avançando, muitos projetos vão aparecendo e a leitura acaba ficando em segundo plano.

Alguns dos lidos este ano, que ainda não acabou.

Em janeiro consegui ler dois livros! Não viajei e tive que fazer repouso (machuquei a coluna), costurei bem pouco - é muito ruim costurar no calor! - e acabou sobrando mais tempo e vontade. Terminei O Segredo da Dinamarca (comecei ele no final de dezembro) e li em uma semana Orgulho e Preconceito. Adorei este livro. Confesso que não gosto muito de ler os clássicos, mas me rendi e achei fantástico. Se você está pensando em começar algum, indico ele.

Fevereiro tirei outro da minha lista, A Biografia Íntima de Leopoldina. Já fazia tempo, muito antes da novela, que me interessava por ele. Gosto de conhecer/entender como as mulheres viviam naquela época. O livro é baseado nas cartas e diários da princesa. Leitura gostosa, apesar de sua vida ter sido triste.

Março foi a vez de outro clássico: Madame Bovary. Super indico. Em abril não li nada. Foi um mês de atípico. Me dediquei a saúde, fiz muitos exames e nada de livros.

Maio encarei mais um do Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser. Este é um tipo de leitura que me agrada muito.

Passei a grifar os livros, coisa que nunca fiz, mas acho bem importante voltar a leitura e já bater o olho e saber o que mais me interessou em cada um.

Junho eu quis algo mais leve. Estava em baixa com minha criatividade e sem estímulo. O Roube como um Artista fez este papel. Inclusive fui além e comprei o caderno de atividades, tipo um "Destrua este diário", só que voltado para seu negócio criativo. Ainda não terminei as páginas, mas gosto muito de escrever em livros, sei lá, é libertador!

Este livro tem muitas frases ótimas. Destaquei esta que tem muito a ver comigo. Sou desta opinião mesmo, saia de casa. No caminho com certeza você encontrará muita inspiração, terá ideias...

Como essa leitura foi bem rápida, ainda em Junho eu comecei Mulheres que Correm com os Lobos. E neste livro percebi que não daria para lê-lo em um mês. Era preciso de tempo para entrar nas histórias, para entender e amadurecer as ideias em mim. Me encontrar no livro. E foi o que aconteceu. De junho a agosto me dediquei a ele. Na metade para frente peguei um marcador de texto e grifei várias partes. Fui assimilando e me identificando com a leitura. Recomendo demais! Será meu livro de cabeceira, sabe aquele que sempre voltamos para resgatar alguma parte? Bem isso.

Em Setembro eu comecei O Século do Conforto. Também não vou terminar em um mês, mas que importância tem isso? Cada um tempo seu tempo e cada leitura também. Algumas exigem mais de mim, outras são mais breves...acredito que o importante é não parar de ler, e isso eu já consegui. Criei o hábito e será difícil mudar isso!






Comentários