Nossa Impressora 3D

Olá,

Numa das nossas conversas, eu e meu namorado, comentamos sobre ter uma impressora 3d assim que os preços fossem mais acessíveis. Desde que essa novidade apareceu achei incrível e pensei o quanto seria útil na minha época de faculdade, me ajudaria e muito nas inúmeras maquetes que fiz de papel. Mas os tempos são outros, a faculdade acabou e recentemente não me via mais empolgada em ter uma.



Mas ele sim. E acabou comprando final do ano passado da China o modelo Prusa i3 P802M. Ela veio inteira desmontada e levou alguns bons meses para chegar. Apesar de ter pago todos impostos, ela ainda foi taxada quando chegou em solo brasileiro.

Depois do estresse inicial para receber, pagar...partimos para a montagem. Seguimos todos os passos de acordo com o arquivo enviado. Levamos alguns dias (fizemos nos finais de semana apenas) para finalizar a estrutura da impressora. Faltava ajustar as placas, conectar cabos e mais uns dias para o eletricista fazer uma tomada aterrada.


vídeo mostrando a montagem e a peça impressa.

E a hora do teste chegou. Tivemos problemas no aquecimento da impressora. Ela precisa atingir mais de 200° para que o fio de "plástico" se derreta e comece a impressão. Eu não tenho conhecimentos nesta área, meu namorado estudou eletrônica quando era mais novo e tem usado estas informações, o que tem nos ajudado muito. O nivelamento da base é item fundamental para que a impressão seja bem feita. E como é difícil chegar nele. Ajusta daqui e dali e o teste foi feito, apesar de não ter ficado com a base muito certinha, deu certo.

Testes feitos, agora vamos "brincar" de verdade e sentir se o investimento valeu.

Partimos agora para criar as nossas próprias peças e como já tenho experiência em programas de modelagem, usei o autocad e o scketchup e não tive dificuldades para a execução. Mas o nivelamento da base ainda não estava ok e foram muitas tentativas até sair a peça. Ela não ficou perfeita, a base de um dos lados desnivelou e a peça não ficou plana. Mas saiu e ficamos bem felizes!

A conclusão que chegamos é que precisa de algum conhecimento prévio para fazer a montagem completa dela e chegar na impressão perfeita. Ainda não atingimos a meta que é produzir peças bem acabadas, mas estamos evoluindo e tudo na vida é estudo e paciência. Futuramente pretendo fazer novos posts mostrando como aprimoramos nossas impressões, aguardem!




Comentários

  1. Muito interessante! teste de paciência essa montagem heim.. Rs parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, nem fala. Foi bem trabalhoso mesmo, dei uma resumida no vídeo. Claro que você pode comprar ela já montada, mas o preço é outro. Estamos evoluindo, está sendo bem divertido testá-la. Beijos e obrigada por sua visita

      Excluir
  2. uau, Andrea! vocês foram ótimos na montagem, parece super complicado e confesso que desanimei um pouco, pois acho que não teria essa destreza...rsrsrs... mas vou ficar acompanhando suas postagens sobre a impressora. Acho que nunca vi uma dessas caseira! Torço para que elas se tornem cada vez mais acessíveis. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Carina, foi bem demorado esse processo. Caso você não tenha tanto conhecimento na área, aconselho comprar uma que vem montada já.
      Os preços estão caindo mesmo, acho que em breve a qualidade vai melhorar também.
      Beijos

      Excluir
  3. Não tenho mais coragem de comprar coisas da China, a minha última encomenda saiu mais caro que se estivesse comprado aqui no Brasil, fora estresse e trabalho de ir buscar. Agora só se o dólar cair muito mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre comprei coisas de baixo valor, mas arriscamos e veio certinho. Demorou e pagamos a taxa, mas saiu mais barato do que tivéssemos comprado aqui no Brasil. Acho que valeu a pena. Beijo

      Excluir

Postar um comentário