Como Decorar - Quadros e Objetos

Você gosta de quadros? De objetos decorativos?

Atualmente o que mais temos visto nos fundos das reuniões on line são estantes repletas de livros, paredes com quadros e vasos com plantas. Acredito que isso já vem de muito tempo, mas não podemos negar que o homeoffice favoreceu muito a preocupação com a decoração da casa.

Poster que comprei no Masp após visitar a exposição História das Mulheres . Foi a primeira vez que vi na lojinha, é muito legal trazer algo da exposição e com valor bem acessível.

Existem aquelas pessoas que vão investindo nessas peças ao longo da vida, mesmo antes de terem a própria casa. E aquelas que se mudam e não tem nada, e muitas esperam que o arquiteto/decorador as ajudem. Mas não funciona bem assim...

Este poster adquiri essa semana na mesma lojinha do Masp. Por enquanto não vi esse 
tipo de material sendo vendido em outros museus paulistanos.

Não tenha pressa. Só você pode saber que tipo de desenho, gravura e objetos te agradam. O arquiteto/decorador pode te orientar na composição, mas essa escolha deve ser feita pelos moradores da casa. Pense nisso.

Vá sentindo o espaço. Abra os armários, veja objetos antigos, heranças de família que possam ficar bonitas expostas num aparador, numa estante. Isso é muito comum de acontecer, e ainda traz o valor sentimental agregado, e acima de tudo são atemporais. 

Original feito pela Claudia Fajkarz. Talvez você não a conheça pelo sobrenome, 
mas junto com a Andrea Onishi fizeram o blog craft mais 
famoso de todos os tempos, o Superzíper.

Pedaço de mdf com pintura de letra feito pelo Filipe Grimaldi
Um dia entro no meu instagram e vejo que ele vendia quatro peças com 
dizeres diferentes, e consegui comprar essa. 

Outra dica é comprar em feiras de artesanato. Atualmente elas acontecem on line, o que facilita para você adquirir sem sair de sua cidade. Nelas você conhece o próprio artista, que na maioria das vezes está atrás do stand, contando sua história, explicando suas obras. É no mínimo inspirador.

Não tem como investir financeiramente? Olha a dica, cartões postais são ótimos para decorar, pode enquadrar vários num mesmo quadro, ou fazer composições e colar direto na parede com fita. Fica moderno e muito charmoso.

 
Postais de trouxe da exposição da Hilma Klint e recortes de revista também são ótimas 
opções para decorar sem gastar muito.

Feiras de antiguidades, comuns em muitas cidades, como a feira da Praça Benedito Calixto ou a do Bexiga, bem tradicionais aqui em São Paulo. Lojas de usados também são uma ótima oportunidade de comprar um vaso bacana, um quadro, até mesmo uma luminária, uma mesinha lateral.

Coleção de posters que adquiri há pouco, são imagens da cidade nos últimos 100 anos, registradas pelos fotógrafos da Folha de São Paulo. Cada volume vem com um livro e um poster, achei ótimos  para emoldurar e decorar.

Se você pode investir um pouco mais, existem leilões onde encontramos peças raras, de artistas renomados, basta pesquisar um pouco que sempre aparecem boas oportunidades.

Xilogravura que trouxe de Assis, na Itália. Um original feito por um
artista local tem muito valor agregado, e o preço bem acessível. 
Deveria ter trazido mais.

Viajar não é uma opção nos dias atuais, mas quando for possível, trazer pequenas lembranças de viagens são ótimas para decorar e nos fazer lembrar daqueles momentos felizes.

Minha aquisição mais recente é esta gravura em metal. O original foi feito pelo Vinicius Almeida, artista que foi meu professor num curso de gravura feito ano passado. Fiquem atentas ao instagram dele pois ainda existem alguns para venda. 

Adquira peças de artistas independentes, normalmente os valores são mais acessíveis e você consegue objetos diferenciados, muitas vezes exclusivos e ainda sustenta essa cadeia de profissionais que acabam tendo dificuldades para divulgar sua arte.

Outra dica que não custo praticamente nada, somente o pão de queijo que comi no café da Pinacoteca. Esta folha estava sobre a bandeja e eu rapidamente retirei e guardei para enquadrar.

Eu sou do time que adquire objetos há muitos anos, só falta colocar na parede. E você, me conta como decora a sua casa.

Comentários