Receita Afetiva #1 - Bolo Nega Maluca

Neste tempo todo de distanciamente social, quarentena, pandemia como queira chamar, senti que as conexões com nossas tradições deveriam ter uma atenção maior.

Passei a cozinhar mais, a fazer coisas gostosas em dias comuns, e não esperar apenas datas especiais. E isso se repetiu em muitas outras áreas da minha vida, e tenho certeza que da sua também.

Nada como uma cozinha cheia de afeto e referências da nossa infância.
Imagem de Jill Wellington por Pixabay 

E por isso tive a ideia de reunir receitas afetivas; receitas que as pessoas trazem de família, e compartilhar com todo mundo. Primeiro passo foi pedir para amigas e recebi algumas digitalizadas, outras eram fotos do caderno da mãe, da vó. Imagina o carinho que tem nisso! Olha a força que uma receita de família tem. Quantos momentos ela nos faz relembrar...

Pensei numa maneira de dividir isso com você, talvez um e-book, com fotos e as receitas já testadas por mim, mas por enquanto vou postando por aqui mesmo. 

E para começar pedi para a Carla, uma amiga da família de muitos anos. Ela compartilhou um bolo de chocolate da mãe dela, e que "faz o maior sucesso com a garotada", palavras dela.

Bolo Nega Maluca

4 ovos (sendo as claras em neve)
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de água morna
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó 

Bata as gemas com o açúcar e o óleo
Depois acrescente na batedeira, a farinha de trigo, o chocolate em pó e água morna, bata bem.
Desligue a batedeira e misture delicadamente com uma espátula as claras em neve e o fermento em pó.
Coloque em uma fôrma de buraco, untada e polvilhada, leve ao forno por aproximadamente 30 minutos
Depois de assado, coloque em uma travessa e jogue por cima um BRIGADEIRO (meio mole -  como uma calda)

Nada mais brasileiro, mais tradicional - pelo menos aqui no sudeste - do que bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro.

Eu ainda não fiz, mas quero muito. Se você fizer me marca? Quero ver todo mundo fazendo receitas gostosas e retomando nossas tradições.

Ah, e se você tiver uma receita afetiva e quiser compartilhar conosco, me manda no e-mail artesanato@andreariserio.com. Vou adorar!


Comentários