Por que a Beleza Importa - Roger Scruton

Essa semana faleceu o filósofo e escritor Roger Scruton, e algumas pessoas recomendaram um documentário bem interessante sobre a importância da beleza. São quase 60 minutos, comecei assistindo despretensiosamente, e acabei fazendo quatro páginas de anotações. Por esse motivo decidi compartilhar com vocês.

Vou deixar o vídeo aqui, assiste e depois volta para a gente conversar!


Assistiu? Você acha que a beleza importa? E neste caso não estou falando de beleza humana, mas da beleza das coisas, das construções, da música, da arte...

Aliás ele fala bastante sobre a arte moderna, que desconstrói a beleza, e transforma qualquer coisa em arte. Como o mictório exposto numa galeria, ou uma sequência de tijolos organizados, uma cama desarrumada...entre tantos outros.

No final dos anos 90 eu entrei na faculdade de arquitetura, visitei inúmeras exposições, bienais de arte...período em que coincide com este momento, onde a arte deixava de ser bela para instigar, para te tirar da zona de conforto. Confesso que ficava meio sem saber o que dizer diante delas. E depois de tanto visitar, acabei deixando de lado, pois não era atrativo para mim. Seleciono o que visito hoje em dia, não julgo, apenas aprendi a aproveitar melhor o meu tempo e não apenas a concordar com o que é "moda".

Na arquitetura moderna o que vemos é uma sucessão de obras "feias", sem ornamentos, onde a forma segue apenas a função (conceito criado pelo arquiteto americado Louis Sullivan), ou seja, "pare de pensar na aparência de uma construção e se preocupe apenas com o que ela faz". 

Segundo Scruton: "Se você considerar somente a utilidade, as coisas que você construiu vão se tornar inúteis". Como no próprio exemplo dado no vídeo, prédios abandonados, que ninguém dá um uso para eles, pois ninguém quer ficar neles; e sabem por qual razão? Por que ele é feio! Uma antiga ferraria, que virou um café é um dos points mais visitados da região, pessoas de lugares mais distantes frequentam, pois é um lugar agradável em meio ao caos. 

"Priorize a utilidade e você a perderá, priorize a beleza e o que você construir será útil para sempre." Os ornamentos ditos inúteis trazem harmonia, e isso nos faz bem, nos sentimos em casa. E isso pode ser adaptado para qualquer coisa, como as bolsas por exemplo. Queremos sempre uma - ou melhor, várias - bolsas bonitas, e no fundo a única função delas é levar/acomodar nossas coisas. Mas quem quer sair de casa com uma bolsa feia? Eu desconheço essa mulher! 

Acho interessante ele dizer que não somos governados apenas por instintos básicos como comer e beber, temos necessidades morais e espirituais também. Contemplar! Parar por um momento e observar a natureza, deixar a mente fluir e lembrar de uma pessoa, de uma música, de um momento incrível...tudo isso faz você crer que a vida vale a pena.

Não vou me estender muito mais, o documentário é bem interessante e aconselho a vocês assistirem. Eu cheguei a conclusão que a beleza importa sim. E você?







Comentários