Tipos de Nicho - Qual é o Melhor Para Seu Banheiro

Vamos falar sobre obra novamente?

Aqui é assim, passamos por vários assuntos, desde faça você mesma, crochê, costura, mesa posta, inspirações, arquitetura, museus e obra!

Nichos feitos com o mesmo revestimento da parede e com cantos a 45°, são meus favoritos no momento.
Lembre-se de deixar uma pequena inclinação na base, para que não acumule água.

Nichos nos banheiros são indispensáveis? Não, mas que ajudam, ajudam.

Existem inúmeras maneiras de fazer, inclusive para quem não quer fazer nenhuma grande obra. Mas caso você já esteja se preparando para a quebradeira, vou te dar uma dica do meu nicho favorito atualmente: o de revestimento em meia esquadria, ou seja a 45°.


Nichos prontos feitos em pedra (granito ou marmore) são uma boa opção. Você pode comprar em lojas de material de construção e é só encaixar no "buraco" da alvenaria. Ele já faz o acabamento deixando uma borda para fora da parede.

Quem se lembra dos banheiros antigos, da casa da Vó, onde os revestimentos eram de azulejos pequenos, tipo 15x15 ou 20x20cm? Pois então, acho lindos, mas o acabamento dos cantos ficava aparente a espessura ou colocava um perfil metálico para "esconder".

Outra forma de se ter um nicho no box, é fazendo uma prateleira de pedra e embutir no azulejo. Muitas vezes não é possível quebrar a parede e essa é uma alternativa, que pode ser feita em madeira também, desde que ela receba o tratamento para aguentar a água.
Foto: DH Design

Quem não pode embutir, aém da prateleira, pode colocar um nicho sobreposto. Verifique se o box tem tamanho suficiente para que você bata o braço na hora do banho. Foto: Officina Portobello.

Hoje em dia é possível acoplar uma peça a serra e fazer o corte do canto do revestimento a 45°, assim no assentamento fica praticamente imperceptível a espessura do azulejo e o acabamento fica primoroso.

Este é o tipo de acabamento que não gosto. Pode ser de metal ou plástico, é muito comum no peitoril das janelas de box das casas antigas. Foto: Jessica Owen

Converse com o seu azulejista caso ele não conheça essa técnica. Por ser mais trabalhosa, muitos dizem que não é possível fazer, mas insista e caso ele não queira, busque outro profissional. Pense que você não vai trocar os azulejos por muitos anos e se não ficar do seu agrado, imagine a frustação.

Essa é a ferramenta para corte do azulejo, a chanfradura. É possível encontrar online, e tem vários vídeos no youtube ensinando a usá-la. Foi com uma destas que fizemos.

Uma dica de ouro é se os dois revestimentos, tanto parede como piso tiverem o mesmo tamanho, é super importante alinhar os revestimentos. Isso traz organização e uma "limpeza" visual que fazem a diferença num projeto bem feito e executado.


Comentários