Pular para o conteúdo principal

Dicas Para Reformar Sua Casa

Ano passado reformei uma casa antiga e tive alguns desafios para resolver, aliás essa é a melhor parte de fazer obras, nenhuma é igual a outra e sempre, vocês leram bem SEMPRE teremos algum imprevisto.

A casa estava alugada há muitos anos e nem sempre os inquilinos cuidam bem - o que acho totalmente errado, já que a casa é sua enquanto você estiver morando nela - e elas ficam bem deterioradas. Esta não foi diferente.

A ideia era gastar pouco, não fazer grandes obras para que a mudança acontecesse rápido. Mas sabe aquela máxima: já que... Hahaha. Ela é real! Já que estamos mexendo no piso externo, porque não trocar o do banheiro? O pedreiro já está com a mão na massa, o material é o mesmo, e por ai vai.

Piso sobre piso fica muito bom, mas precisa tomar cuidado
 com os ralos e nivelar com o piso novo. 
Grafiato no muro e pintura na casa.

Primeiro de tudo o piso externo precisava ser trocado. Para ser mais rápido e não gerar lixo, colocamos o piso sobre piso, resolve e fica muito bom, mesmo. Podem confiar. Neste caso usamos o porcelanato - piso super resistente - que não escorrega. Casal de idosos eram os futuros moradores, todo cuidado é pouco.

Pintura em todos os cômodos. Este item é primordial, dá uma cara nova e ainda não custa tão caro. Inclusive na parede externa fizemos um grafiato - não gosto deste tipo de textura, mas os clientes gostavam e como a parede estava bem descascada, seria mais fácil esconder as imperfeições.

Na cozinha os azulejos estavam bem furados. Imagina que cada inquilino fez um buraco diferente para fixar os armários. Neste caso não coloquei outro revestimento sobre o existente, resolvemos pintar. E me lembro na época que mostrei nos stories do instagram e muita gente comentou que achava os azulejos antigos muito bonitos, que era uma pena pintar. Mas quando é possível aproveitar eu sou a primeira a dizer, neste caso estava bem ruins e a cliente gostou da ideia da pintura.

   
Azulejos sendo pintados. O piso foi mantido, mas fizemos a base de alvenaria e trocamos a bancada. Todos os caixilhos foram pintados e os espelhos das tomadas trocados.


A bancada da pia também não estava das melhores. Já que a bancada seria nova, projetei uma base de alvenaria para colocar o gabinete. Usei um azulejo branco que sobrou do banheiro e ficou tudo perfeito. 

As louças dos banheiros também não estavam em bom estado. Inclusive sempre indico trocar as louças. Todos estes materiais que não estão em bom estado para a cliente, são muitas vezes úteis para outras pessoas e nada se perde. Todos encontraram novos donos.

  
Encontramos alguns azulejos bem na mesma cor e outros nem tanto, isso é praticamente impossível encontrar todos iguais, tem o desgaste do uso e o número do lote que varia.

Por falar em banheiro, acabamos optando por trocar o piso, e novamente colocamos o famoso piso sobre piso. Nas paredes o azulejo era muito bonito, bem antigo e alguns estavam quebrados. Conseguimos comprar num cemitério de azulejos - o preço é bem salgado - mas saiu mais em conta do que trocar tudo. No box trocamos o policarbonato e as roldanas - o serralheiro fez o serviço além de dar uma geral nas janelas e portas.

  
Não tirei foto da janela antes - falha minha, aliás foi tudo muito rápido e quase
 não tenho fotos do antes - mas dá para ver o tamanho que era, e como ficou. A grade também foi cortada, já que o serralheiro estava na obra, ele fez o serviço e ficou ótimo.

    
A cor das paredes era verde e mudamos para um areia, cor de linha encontrada 
facilmente nas lojas. Ao lado, um grafiato no tom péssego, e piso cinza,
 tudo contribuiu para dar um tom mais claro e moderno na casa.

Mas o principal deste cômodo era a janela. Além de muito grande para o box - nada de privacidade enquanto se toma banho - ela estava bem enferrujada, e nos vidros de baixo colocaram um plástico cinza para cobrir e preservar a intimidade de que estivesse no banho.

Adorei a solução do nicho na janela. Transformar os
 problemas em boas soluções é o melhor da obra.

Trocar a janela foi a solução, mas tive a ideia de aproveitar e fazer um nicho para shampoo na parte de baixo. Ou seja, coloquei uma janela menor, comprada nas medidas convencionais - o que é mais barato - e criei o nicho, que revesti com azulejo que imita pastilhas, encontrado no depósito de material de construção perto da obra e paguei R$3.00 em cada peça, precisamos de 3 apenas.

Muitas vezes buscar próximo de casa sai mais vantajoso, reforma é tudo na ponta do lápis. Com paciência você encontra as melhores opções.


Fulget quebrado e os tijolinhos colocados. Muitas vezes ideias simples resolvem o problema e o melhor, gastando pouco. Todos os caixilhos foram pintados de marrom, não me lembro agora a cor, mas era de linha e facilmente encontrado nas lojas de material.

Mais de perto para ver o detalhe do fulget e do tijolinho.

Outro ponto legal para destacar era a fachada em fulget. Este revestimento é feito com pedras naturais e outros materiais, junto com cimento. Fica com aparência bem rústica, e não tem como retocar. Seria preciso tirar tudo e fazer de novo. Para evitar estes desperdício, tirei apenas a parte do canto que estava caindo e fiz um revestimento de tijolinhos. Ficou parecendo um pilar, combinou com o restante da casa, foi rápido e mais barato para fazer.

Espero ter conseguido te inspirar a mudar algo na sua casa gastando pouco e resolvendo os problemas mais urgentes.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIY - Almofada Redonda

Nessa fase atual da vida, minha mãe feito muitos tapetes de crochê, são peças simples com fios mais grossos, e que podem ser tecidos sem maiores problemas. Almofada redonda em crochê. Adoro peças divertidas, elas fazem muita diferença na decoração, dão personalidade a casa. Numa das minhas visitas, encontrei dois tapetes coloridos, feitos com sobras dos barbantes. Um eu vou aumentar um pouco e talvez continue sendo tapete, já o outro, este eu transformei numa almofada. Tapete redondo tem diâmetro de aproximadamente 45cm. Dobrei ao meio para fazer a parte de trás com zíper. Dois pedaços de tecido e almofada dobrada como molde.   Deixei uma margem de mais ou menos dois dedos em volta. Escolhi um jeans stretcht que é mais maleável que já tinha em casa. Vamos colocar o zíper para poder tirar a capa para lavar. Separe um tecido, coloque o zíper com o cursor para baixo, e faça uma costura na parte superior, unindo os dois. Agora vamos unir a outra parte do tecido. Faça da mesma form...

Artacho Jurado - Documentário

Em 2024 visitei uma exposição no Itaú Cultural sobre a obra de Artacho Jurado (leia aqui ). Dois anos depois, um documentário lindíssimo e muito bem produzido, está disponível para quem quiser conhecer um pouco mais da arquitetura de São Paulo. O documentário está em cartaz, mas assisti pelo canal CurtaOn. E foi ótimo que pude fazer alguns registros, e pesquisar as informações conforme apareciam na tela. Edifício Verde Mar e sua laje com formas orgânicas vazadas, que traz luz, sombra e facilita a passagem do vento. Artacho escolhia muito bem os terrenos em que faria suas construções, a vista era muito importante, por isso em todos seus prédios as varandas são protagonistas.  Cores, formas, detalhes que impressionam. Não é por menos que os edifícios do Artacho são ícones e se destacam na paisagem de São Paulo. Começou como letrista, passou para os centros de exposições, depois foi para casas, até chegar aos edifícios. Assistam ao documentário, além dos profissionais, de moradores, e...

Leituras de 2025

2025 acabou e já consegui soltar este post com as leituras do ano que passou. Li menos, isso é fato, tenho priorizado a ioga, e ainda tive alguns contratempos familiares que me desviaram a atenção dos livros. Mas mesmo assim consegui atingir um número de livros considerável em se tratando de Brasil. Finalmente estou montando minha estante. Ainda tem muita coisa fora do lugar, mas estou bem animada para revisitar meus livros que estavam guardados há muitos anos. Fiz um resumo de cada uma das minhas leituras, espero que seja útil para você:  1 - Revolucionárias - Joana D´Arc e Maria Quitéria - Isabelle Anchieta. Conheci a profa Isabelle numa época em que as lives do instagram eram uma forma de nos esquecermos da pandemia em que vivíamos. Comprei os três livros dela sobre a Imagem da Mulher no Ocidente Moderno, e gostei muito. Revolucionárias, me chamou a atenção por aprofundar a história de Joana D´Arc, que eu sabia bem pouco, apenas que tinha sido queimada viva. Maria Quitéria tive...