Qual é o seu sonho?

Fim do ano chegando e aquela hora de desacelerar e repensar o que foi feito e programar o próximo ano. Funciona assim com você?

Eu não costumo fazer isso, chego até a marcar num dos meus vários caderninhos os meus desejos, os meus sonhos, mas não nesta época; faço quando tenho vontade, quando esse tema me vem a mente. Mas quero aprofundar na questão do sonho. Qual é o seu sonho?

Meu ateliê bangunçado, mas atualmente é um dos meus locais favoritos. 

Esta semana aconteceram algumas coisas importantes por aqui, e isso me fez parar e pensar nisso, no meu sonho, se realizei e se estou realizando, ou se ele mudou. Falei sobre o gosto pelos trabalhos manuais, pelas ferramentas, a curiosidade herdados do meu pai, mas não comentei sobre o amor pelo desenho, pelo crochê e tricô que ganhei da minha mãe. Então imagina uma pessoa que tem ferramentas pesadas e ao mesmo tempo gosta de fios e agulhas? Inclusive já me fizeram perceber isso, me dizendo como eu poderia fazer peças tão delicadas como os amigurumis e ao mesmo tempo derrubar uma parede com um martelete?

Com a marreta, quebrando a mureta durante a obra.

Experimentando rebocar um nicho. Adoro expandir minhas possibilidades e
 testar para saber se sou capaz.

Semana reflexiva, e cheguei a conclusão que meu sonho é ser artista! Hahaha. Quero ter um ateliê, usar macacão e avental, ter um espaço enorme cheio de cavaletes e muitos pinceis e tintas espalhados! Parece simples, não é mesmo? Nunca fui muito ambiciosa, mas se você pensar bem, viver de arte não é algo tão simples assim.

Pensei em fazer artes plásticas na faculdade - ninguém me impediu - mas ouvi muitos conselhos: "Ah, mas como você vai viver?", "Vai ser pobre sempre", "Como vai pagar suas contas?", "Vai montar uma barraquinha na Praça da República?". Horrível lembrar disso, mas foi assim que decidi partir para outro curso, que tivesse algo criativo, e assim cheguei na arquitetura. E isso acontece muito mais do que se imagina.

Rolinho e matriz. Me redescobri na estamparia.

Gosto da minha profissão e não me arrependo ter feito, mas poderia ter acrescentado outro curso, como o de artes plásticas. Mas como não temos como voltar atrás, estou realizando agora, ou melhor, nos últimos anos venho estudando várias técnicas e já me sinto com o sonho quase realizado.

Qual é o seu sonho?


Comentários