Como Mudar a Cara do Azulejo Antigo

Daquelas dicas super bacanas em tempos de redução de gastos e de lixo! A retirada de revestimento em casa sempre é um transtorno. Ainda mais se você estiver morando. Se a casa for alugada então, esquece. Quase nunca o proprietário permite.

    
Meu ateliê desde 2015, com azulejos adesivados com contact. Tem passo a passo aqui.

Por estas e por outras que resolvi fazer uns testes para mudar a cara do azulejo sem fazer obra. Aqui no meu ateliê eu fiz uma colagem de papel contact e ficou muito legal - descobri que já tem quatro anos - e continua perfeita. Mas tem um porém, talvez na cozinha e no banheiro não seja uma boa alternativa. Talvez a limpeza quase diária com água pode prejudicar e até descolar. Apesar de existirem no mercado adesivos próprios para azulejos - inclusive para serem usados no box - eu nunca testei.

Um exemplo real, parede de azulejos estampados que foram pintados com tinta 
Multissuperfícies Suvinil, mas existem várias no mercado.

Uma solução bem legal é a pintura. Recentemente reformei uma casa e o azulejo da cozinha estava bem feio, todo furado, e a pintura deu uma renovada nas paredes. A tinta é bem resistente, inclusive a limpeza, e nestes quase 12 meses continua ok.

Pensando nisso, testei pinturas diferentes com alguns azulejos antigos, que estavam craquelados e foram retirados de uma obra. Vamos ver como ficaram? Só um detalhe, a tinta multisuperfícieis - existem de várias marcas - é um pouco mais cara, e como era apenas teste, usei a sobra da obra, e a cor é bem clarinha, um amarelinho que talvez não tenha agradado tanto, mas a dica é para você escolher a cor que quiser.

Usei azulejos brancos (eram os que eu tinha disponível) e a tinta amarela bem clara, quase imperceptível no vídeo, mas na foto da cozinha dá para ver que cobre até mesmo os estampados, inclusive é a mesma tinta.

Este foi pintado por inteiro, inclusive o azulejo estava craquelado e ficou muito bom, deu uma disfarçada nas trincas. Achei uma ótima solução.


Primeiro passei a tinta no azulejo todo, e como ele estava bem estragado, cheio de trincas, a tinta cobriu bem e ficou bem interessante. Gostei!

Pensei em fazer alguns desenhos usando a fita adesiva (no meu caso era dupla face e não ficou muito legal, use fita crepe mesmo). No final gostei muito, se fossem em cores contrastantes ficaria bem legal também. Aprovado!

Usar fita adesiva ou contact para criar desenhos no azulejo é bem interessante. Neste caso talvez seja melhor os lisos coloridos, os estampados não devem ficar muito bons.

Passei umas duas demãos.

Depois de seco (siga as instruções da embalagem de tinta), retirei a fita adesiva.

Apesar de bem claro, é possível ver a pintura em c
ontraste com o azulejo branco.

Peguei uma tinta de cor diferente, só para testar mesmo, mas não era específica para azulejos, e por isso ficou cheio de bolhas. Mas a ideia é muito legal, recorte letras, frases, desenhos e cole com papel contact, depois com rolinho passe a tinta, deixe secar e retire o adesivo. Fica muito legal! Quem já viu aqueles azulejos com letras, que você consegue formar um caça palavras? Olha que dica boa!

No verso do papel contact tem vários desenhos e letras para facilitar o corte. 

Usei as letras A e R, lembrando que deve ser cortado pelo avesso.

Usei a tinta azul para facilitar a visualização, não era uma tinta 
específica para azulejo, pois ficou cheia de bolhas.

Depois de algumas demãos, esperei secar e...

...retirei os adesivos. Gostei do resultado.

Vou usar este azulejo na decoração, por ser uma tinta não específica para azulejos,
 não é possível a limpeza, mas usando a correta vai ficar incrível na sua casa.

Se animou a pintar suas paredes! Pensando agora dá até para fazer um desenho em cada azulejo para formar um maior. Quem fizer me marca que quero ver!


Comentários