Tipos De Portas - Qual Escolher?

Precisou trocar a porta e se deparou com algumas opções que vão desde a madeira maciça até a sarrafeada. Então vamos desmistificar para que você faça as melhores escolhas.

Assim que você começar a pesquisar vai encontrar uma diferença enorme nos valores. E isso acontece com tudo que é de madeira maciça, inclusive móveis, são muito mais caros e duráveis também.

Porta em madeira maciça esculpida. Imagem: Madel

Porta de madeira maciça são as melhores, sem dúvida. A porta é resistente, inteira em madeira, pode ter detalhes esculpidos nela ou serem lisas. Dentre as opções de madeira maciça, fique atento as que possuem madeira mista, ou seja, são várias sobras de outras portas que foram unidas para fazer uma única. Visualmente acho bonito ter essa mistura de tons e cores, mas nem sempre as madeiras são de qualidade. E os encaixes das partes precisa ser muito bem feito, para que a porta não ceda e fique arranhando o piso.

Vários tons de madeira, neste tipo de porta mista, as madeiras são maciças, mas é preciso atentar ao encaixe, pois se não forem bem executados, as ripas horizontais vão cedendo, e as ripas verticais não conseguem estruturar. Imagem: Madel

Porta sólida. Imagem: Obramax

Na porta sólida o "recheio" é feito com vários pedaços de madeira que foram unidos, e recebem uma chapa de outra madeira (uma capa como normalmete é chamada) por cima para dar acabamento. É uma porta boa para área interna, como porta de acesso ao apartamento, por exemplo. Ela é mais resistente que as sarrafeadas que veremos a seguir.

Porta Sarrafeada. Imagem: Obramax

Porta sarrafeada vem de sarrafo, que são ripas de madeira agrupadas de forma que fique um espaço cheio, um vazio. Normalmente o pinus é usado na parte interna, por fora pode ser tauri, curupixa entre outras. Tem um ótimo custo, mas não serve para áreas externas, pois não aguentam chuva, e não tem boa resistência a impactos.

Porta em MDF. Imagem:C&C

Porta em MDF são super fáceis de trabalhar, é possível criar inúmeros desenhos nelas. Eu já desenhei várias, usamos muito em escritórios. O mdf é um material resistente, mas não é indicado molhar, portanto cuidado se for colocar no banheiro e você for daquelas que jogam o balde de água no piso. Elas podem receber pintura, revestimento em laminado melamínico, folha de madeira natural. Tem um ótimo custo.

Por fora todas elas são bem parecidas, exceto a maciça, por isso fique atento aos valores e a principalmente a descrição do produto, para não comprar um tipo achando que é outro.

Outra questão importante é se você já tem a porta instalada e vai trocar apenas a folha. Chamamos de porta a folha + batente. Caso o batente já esteja instalado, provavelmente você vai precisar comprar uma folha de porta com medidas fora do padrão, e o marceneiro vai precisar ajustar. Se você não tem familiaridade com reforma, o mais indicado é chamar o profissional para conferir as medidas no local. Já vi muito cliente tirar medida por conta própria e na hora de instalar a porta ficou menor. Muito cuidado.

Se seu batente tiver a medida padrão (2.10x0.82m e 2.10x0.62m banheiros) é bem mais fácil. Em qualquer loja destas de construção você encontra por ótimos preços e com indicação de instalador. Agora quando é preciso cortar, não é em todo lugar que faz e vão te cobrar pelos ajustes.

Mostrei o passo a passo do restauro de uma porta antiga que fiz (posts aqui e aqui), deu trabalho pois tinha umas três camadas de tinta, mas valeu muito a pena. Gosto de portas antigas com almofadas (descobri que chama estilo americano) e a madeira é muito boa. Por isso sempre vale a pena preservar, dificilmente encontramos por um preço acessível portas tão resistentes como esta.

Sobrou alguma dúvida? Espero ter ajudado na sua busca pela porta ideal.



Comentários