Tesoura da Minha Avó... Relíquias de Família

Olá,

Quando minha Avó faleceu eu tinha 18 anos. Estava na loucura de cursinho, vestibular e fazendo inúmeras provas para entrar na faculdade. Os últimos momentos de vida dela foram aqui em casa, mas desde que me entendo por gente, ela já não estava bem mentalmente, não costura havia anos e mal sabia meu nome. Pena, perdi a oportunidade de trocar figurinhas sobre costurices com ela. Mas para falar a verdade, naquela época eu não me interessava por tecidos e máquina de costura. Gostava mesmo de desenhar e criar com as mãos.

Por outro lado, presenciei tias e primas costurarem. Passei muito da minha infância na oficina de costura das minhas primas e mesmo sem saber absorvi muito daquele ambiente. Lembro até hoje como as coisas funcionam, o barulho das máquinas trabalhando e das tesouras...


E por falar em tesoura, minha tia herdou a que minha Avó usava para costurar. Provavelmente a usou por muito tempo, e há alguns anos minha mãe a trouxe para casa. Isso porque minha tia também já não costurava com tanta frequência. Ela, a tesoura, ficou "perdida" estes anos todos, e dias deste minha mãe a encontrou e me deu.

Fiquei muito feliz quando soube que a tesoura era de 1946, ano em que minha mãe nasceu, ou seja tem 71 anos! Pela idade até que ela está em bom estado. É bem pesada! Cortei um tecido com ela para testar e está bem afiada, então não vejo maiores problemas. Estou querendo usá-la mesmo, apesar de ter visto que algumas pessoas chegam a enquadrar para manter a lembrança "segura". Bom, só depois de afiar que saberei o real estado dela. Aguardem atualizações.

Eu gosto muito de encontrar e poder usar objetos que foram usados pelos meus entes queridos. Já mostrei um post aqui com algumas costurices da Vovó. Tenho certeza que muita gente que costura se inspirou nas avós, nas mães...E é muito bom manter viva essa lembrança delas.

Quem mais tem boas histórias da família para contar?






Comentários