Onde Busco Inspiração e Dicas...Para Bordar

Olá,

Mais um post com inspirações. Se você não viu os anteriores (revistas e sites), passa lá que tem muitas dicas. O tema hoje é bordado. E como o bordado a mão é maravilhoso, não me canso de observar e aprender com essas pessoas incríveis que pipocam o tempo todo pelo meu instagram.

Vamos começar pelos gringos? Ah, tem tanta gente bacana produzindo um bordado contemporâneo, que fica difícil escolher, mas vou tentar.

Sarah Benning - Foi uma das primeiras pessoas que comecei a seguir. Os bordados dela parecem pinturas. São tão preenchidos com as linhas, fica incrível. Plantas, natureza são seu foco

Used Threads - A Rachael tem um estilo próprio. Sempre que vejo os bordados dela lembro das pinturas de Van Gogh. São paisagens tão lindas, cheias de cor e texturas. Ela borda em roupas também.

Aula Ameba - A Laura é chilena e tive o prazer de fazer uma aula com ela aqui em São Paulo. O bordado que ela faz é diferente, usamos a agulha mágica, também chamado de bordado Russo. Já falei da aula aqui.

As representantes brasileiras também são maravilhosas. Vou citar algumas apenas:

Matizes Dumont - São uma família mineira e o trabalho tem um pouco das características dos bordados antigos, mas sem deixar de lado as referências dos dias atuais. Trabalho maravilhoso demais.

Clube do Bordado - As meninas arrasam. Acredito que todo mundo que borda já viu pelo menos uma vez o trabalho delas. Ainda não tive oportunidade de fazer uma aula com elas, mas pretendo resolver isso em breve.

Juliana Mota Bordado - A conheci recentemente, na exposição Bordando São Paulo, e fiquei encantada com o trabalho dela. Além de bordar ela faz ilustrações muito bonitas. 

Primavera de 83 - Acho que nunca vi um nó francês tão bem feito como no trabalho da minha xará Andréa. Prestem atenção nos cabelos afro, muito maravilhoso!

Bordado Studio - A Andressa é uma querida. Conheci durante uma feira e depois fiz uma aula com ela. Seu trabalho é sempre inovador, ela cria mini bastidores e formas de bordar mais modernas. 

Agora que você já se inspirou bastante, que tal baixar alguns desenhos para começar a fazer os seus? Separei dois lugares onde você pode encontrar traços bacanas.

Quem borda já conhece as linhas da DMC. São importadas e mais caras, mas ótimas. E soube outro dia pelo Clube do Bordado que era possível baixar no site deles os diagramas. Tem para ponto cruz e bordado livre mesmo. Aproveitem que alguns são grátis!

Deixei o link que abre nos diagramas, para escolher e baixar ali no canto, onde coloquei a seta. Vale conferir, tem desenhos lindos!

Outra dica bacana é se inscrever na newsletter da Juliana Mota, todo mês ela envia no seu e-mail um traço para bordar, gratuitamente. Eu já tenho quatro separados para serem bordados.

Se sentiu inspirada? Me conta o que achou, e me indica alguns, adoro conhecer gente nova.

Comentários