Laura Ameba em São Paulo

Olá,

A primeira aula do ano foi muito especial: Bordado com as Agulhas Mágicas da Laura Ameba, no Sesc Pompéia. Sim, meu lugar favorito em Sampa. Estava com saudades - dei uma pausa ano passado - e agora vou voltar com tudo. Assim espero!

A Laura, para quem não a conhece, é uma artista chilena que mora em Barcelona. Seu conhecimento vai além do bordado tradicional, pois aprendeu as técnicas para bordar alta costura em Paris e bordado japonês em Kyoto.

Laura querida explicando como retirar a linha da meada para bordar.

Foi um dia só de curso, e aprendemos 4 pontos básicos para desenvolver muitas combinações de bordado. Não consegui finalizar meu cachorro ainda, mas já deu para entender como funciona a técnica.

                A agulha mágica veio neste tecido verde dobrado lindamente. Ao lado o desenho simples que fiz para treinar os pontos.

Essas agulhas aqui em São Paulo são conhecidas como Agulha de Ponto Russo e vende em muitos armarinhos, inclusive on line. Mas são maiores do que as que utilizamos no curso. Quem quiser procurar nos sites gringos, ela é conhecida como Punch Needle. O Sesc nos emprestou o material, mas a Laura estava vendendo algumas e comprei duas. Estas são feitas por uma artesã russa e vieram numa embalagem muito fofa de tecido. Amei!

                      
O avesso do tecido onde fazemos o bordado, e ao lado como fica o resultado no direito.

Agora é só praticar! O bordado está entre minhas técnicas favoritas e tudo que envolve o tema eu procuro conhecer melhor.


Final do curso, todos muito animados. Foto: Laura Ameba

Muitos outros cursos ainda estão por vir, a programação de férias do Sesc Pompéia está muito interessante, eles trouxeram professores da América Latina e os temas estão todos relacionados com a nossa cultura. Vale dar uma conferida no site, eu pretendo me inscrever em outro, claro se conseguir, pois o grande problema são as filas imensas para garantir a vaga. No final sempre vale a pena, nunca me arrependo.

Letra A que fiz em casa, usando o ponto veludo.

Fiz um quadrinho com uma moldura de plástico reciclada do meu computador. Sim, aproveitamos tudo por aqui.




















































































Comentários