FestA - Festival de Aprender no Sesc

Olá,

Semana passada aconteceu um evento muito bacana nos Sescs de São Paulo, o FestA - Festival de Aprender. Foram três dias de muita troca de experiência, com cursos variados, para todas as idades, e o melhor, gratuito.

Banner todo feito em tricô, um luxo só. O botton para identificação dos alunos.

Achei o site um pouco confuso, mas consegui me inscrever, no curso de Fiação de Lã com fuso, com o casal do Sítio Duas Cachoeiras. E foi tão bom!

Vários bastidores com crochê enfeitavam a fachada do Sesc Consolação. No cantinho da esquerda, em meio um mar pink estava a Sra. Galante, com seu trichô master. Lindo demais!

Este curso aconteceu no Sesc Consolação, e eu não conhecia o lugar. Cheguei e já encontrei a fachada inteira linda, com bastidores enfeitados de crochê. Chamava a atenção de longe. Quando me aproximei, encontrei a Sra. Galante fazendo o tricozão lindo, já característico do trabalho dela. O pessoal do Meio Fio também estava por lá, ensinando quem aparecesse.

Em todos os andares a Dolorez fez uma intervenção linda com o conto A Moça Tecelã e crochê.

Os cursos que precisavam de inscrição foram dentro da unidade, no Ginásio. O espaço era bem grande e foi separado para atender ao mesmo tempo várias aulas. Reencontrei pessoas queridas, fiz novas amizades, como sempre é um prazer para mim este tipo de evento.

Olha que fofura o espaço, eles trouxeram as lã em vários estágios, os pentes para cardar, os fusos de madeira e a roca.

Vamos ao curso...logo no início vimos umas fotos sobre a fazenda. Entendemos todo o processo de criação das ovelhas, como fazem a tosa, a lavagem das lã, cardam os fios... depois de prontos são tingidos naturalmente e depois tecidos na própria fazendo, um sistema que funciona e não agride a natureza, muito inspirador.

A querida Cecília mostrando duas maneiras de fiar a lã, com o fuso e com a roca.

Eles trouxeram as lãs lavadas na cachoeira, algumas cardadas e outras não, para que tentássemos fazer. Aprendemos a fiar no fuso, e na mão mesmo, enrolando num bambu. Sentei na roca e fiz o movimento dos pés apenas, só para entender o funcionamento da "máquina".

Mantas tecidas pela Cecília com as lãs das ovelhas do sítio e tingidas naturalmente com cebola e curcuma.

Foi um dia muito gostoso. A energia de quem vive numa fazenda há 30 anos é muito contagiante. conversamos sobre sustentabilidade, consciência ecológica, sobre as mudanças que estamos sofrendo e o resgate das técnicas antigas e menos poluentes. Saí de lá renovada, certa de que estou no caminho certo, sem consumismo exagerado, produzindo o que preciso, e que precisamos de muito pouco para viver.

Cardando as lãs, primeiro colocando-as no pente e depois já retirando-as prontas para fiar.


Aqui no meu colo o andamento de fiação com o fuso. Ao lado o novelinho que fiz durante a aula, ficou bem pequenininho, porque dá um trabalhão, mas adorei ter aprendido.

Quem tiver interesse, eles dão muitos cursos na fazendo, basta ficar atento as datas. Eu quero muito fazer...

Comentários