Toalhas Bordadas à Mão

Olá,

Mexendo nos "guardados" da minha mãe encontrei muitas toalhas de mesa bordadas. Há alguns anos eu talvez não me interessasse por elas, mas atualmente fiquei muito feliz em poder ter em casa raridades como estas.

                

Toalhas bordadas com Richelieu, lindas demais! Inacreditável que foram feitas à mão de tão perfeitas.

São toalhas bordadas a mão por nordestinas. Minha família é baiana e quando era jovem minha mãe ganhava itens para compor o enxoval, muito comum na época. Acredito que todas as minhas tias tenham toalhas destes tipo, inclusive minha tia-mãe (sempre falo dela por aqui) me deu as dela.

Toalha linda, em perfeito estado. 

        
O bordado em frente e verso.

Algumas tem ditos populares bordados, inclusive com vários erros de português, o que dá um charme maior a peça. O que me impressiona também é a qualidade do tecido, que apesar de muito antigo ainda está bom estado. Claro que algumas tem rasgos, manchas...mas no geral as toalhas estão boas para uso.


        
Os bordados são feitos a mão, muito capricho.

Minha mãe guardou também algumas roupinhas minhas e do meu irmão. Para quem não sabe, minha mãe é super prendada, e mesmo tendo feito faculdade e trabalhado fora a vida toda, aprendeu o crochê, tricô, corte e costura e sempre amou pintar. Herdei dela esta habilidade, e parece que a sobrinha está no mesmo caminho...

  
Vestidinho com fita colorida.

  
Este com detalhes bordados e fita também bordada. Segundo minha mãe, são bordados à máquina.

      
Essa blusa foi costurada pela minha tia e pintada à mão pela minha mãe, muito amor!

Quem mais tem estes artesanatos antigos, de família em casa? Compartilha comigo.




Comentários