Pular para o conteúdo principal

Antes e Depois da Reforma

Olá,

Finalmente este post saiu! De abril a novembro do ano passado estive com minhas energias voltadas para a reforma de um apto. Sou arquiteta e atualmente faço apenas projetos, mas neste caso especialmente me dediquei a obra também. Todo o processo é exaustivo, mas muito recompensador e o apto ficou lindo.

Ainda faltam alguns itens de decoração, sou a favor dos clientes montarem com calma, vale a pena garimpar em viagens também, sem pressa. Nada de afobamento na hora de montar seu lar.

Fiz um antes e depois dos principais ambientes. Ah, não tenho foto da cozinha antes, com os armários, a princípio não faria parte do projeto e por isso não registrei. O mesmo aconteceu com a área de serviço. Mas os demais ambientes estão devidamente registrados.

- Sala de Estar. Tirei o rebaixo do forro, e trocamos o piso, diminuímos a sala para fazer um closet. Infelizmente muitos itens não ficaram explícitos nas fotos.

Retiramos alguns móveis que já estavam no apto e não se encaixavam no projeto. A parede da sala foi revestida com travertino romano bruto e espelhos, a TV embutida na parede e o rack totalmente novo, feito sob medida.

O piso inteiro do apto foi trocado, com exceto a cozinha, área de serviço e banheiros. O papel de parede também foi retirado, em alguns ambientes trocados por outro. As cores da sala ficaram em tons de cinza e azul.

A parede cinza, antes era branca. Fiz um aparador atrás do sofá com prateleira. ainda faltam objetos e quadros para compor a decoração, que vem sendo feita aos poucos.

Retiramos a janela entre a sala e a varanda, integrando os dois ambientes.

Sala de Jantar. Nivelei o forro, e criamos uma porta para acesso ao escritório, que antes era a despensa.

Papel de parede lindo da Buccalo, mesa redonda de 1.50m de largura, espelho modulado. A porta da esquerda dá acesso a cozinha e a da direita ao escritório.


- Dormitório Casal foi praticamente desmontado. Tiramos papel de parede, cabeceira, e armários, mantendo apenas a sapateira.

Iluminação de led atrás da cabeceira da cama. Aproveitamos os pontos de iluminação e só trocamos as luminárias. Todas as luminárias do apto foram trocadas pelas de led.

Portas novas para a sapateira existente.

O armário do dormitório casal foi desmontado e no lugar fiz uma penteadeira com rack. O espaço ficou maior e mais limpo.
O papel de parede anterior estava mofado. Foi feita a impermeabilização da janela para que não volte a infiltrar água.

- Banho Casal fica mais visível a reforma. Retiramos tudo, inclusive a bancada. O revestimento de pastilha deu um ar mais leve, criei um nicho abaixo da janela para shampoos.


Toda a marcenaria foi projetada para cada ambiente.

Closet. Fechamos uma parte da sala para criar o closet. A abertura da porta ficou dentro do dormitório casal. As portas de vidro branco deram mais leveza ao espaço. 

Na planta original esse espaço seria um dormitório a mais, o antigo proprietário encorporou a sala. Nós transformamos em closet.

Escritório. A despensa foi transformada em escritório. A porta foi alterada, sendo voltada para a sala.
Marcenaria nova e feita sob medida para cada ambiente.

Lavabo teve o revestimento em cimento queimado, mantivemos o espelho apenas. O piso, bancada e cuba foram substituídos.



Cozinha foi praticamente colocada abaixo. Fizemos uma base de alvenaria embaixo dos armários. O revestimento foi de concreto aparente, combinou muito bem com o ladrilho chevron. Os armários são Ornare. Meu espaço favorito na casa.


Porta de correr que separa a cozinha da área de serviço.

Todo o azulejo foi retirado, a parede de gesso recebeu os novos pontos de elétrica e o revestimento de concreto aparente.

A entrada da despensa antes da reforma e depois já fechada. Reaproveitamos os azulejos da cozinha, não foi preciso comprar nenhum.

Não fotografei a área de serviço, a área é bem pequena e estava com roupas no varal, numa próxima eu registro.

Comentários

  1. Oi, Andrea! Muito lindo o projeto. Parece que é mágica, mas como dá trabalho uma obra. Apesar disso, o final sempre compensa tanto esforço e dedicação. Todos os ambientes ficaram lindos, gostei especialmente da marcenaria!
    Queria aproveita para te perguntar uma coisa, eu vi um curso no Sesc Pompeia de marcenaria, tenho credencial plena, vc acha que tenho chance de conseguir uma vaga no dia reservado para os sócios? tenho tentado cursos no sesc de Santos e sempre esgotam desde muito cedo as inscrições. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carina. Pois é, estes programas de tv fazem com que as pessoas achem que tudo acontece num passe de mágica, e não é assim mesmo. Foram 8 meses de muito trabalho. Com relação ao Sesc, eu não tenho credencial plena, e muitas vezes não consigo alguns cursos porque se esgotam já no dia dos sócios. Acredito que se você chegar mais cedo, consiga sim. Mas tem que tentar, não dá pra saber quais cursos as pessoas vão se interessar mais, sei que o de costura, cerâmica sempre acabam logo, principalmente porque tem muitos aposentados que tem a preferência para inscrição. A marcenaria talvez não seja tão concorrida assim. Boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Presépio de Crochê

Faz alguns anos que desejo fazer um presépio de crochê para mim, e sempre penso que vou começar em janeiro, para que no final do ano ele esteja pronto. Acontece que janeiro é sempre mais agitado, depois vem carnaval e quando você percebe já acabou o ano. Meu presépio montado, estou bem feliz com o resultado. Não imaginei como esse projeto traria tanta alegria para minha casa. E neste 2019 não foi diferente, ou melhor, foi. Janeiro passou, chegou o meio do ano e nada de presépio. Mas um dia, no final de setembro decidi começar a crochetar o meu. Bastou dar os primeiros pontos para que eu tivesse disposição e assim foi. Antes mesmo de novembro terminar eu já estava com oito personagens prontos, que ao meu ver são os essenciais.             Alguns registros que fiz na execução dos três reis magos. Ontem, primeiro de dezembro montei meu presépio de crochê, usei uma base de mdf pintada (feita por mim que vai entrar na loja) para o fundo, e ficou lindo! Não imaginei como e

Presente de Aniversário - Aula Com a Lugastal

Segunda foi meu aniversário, e não consegui preparar nenhum post com antecedência - aliás isso está virando uma constante na minha vida de aspirante a blogueira. E não é porque não estou produzindo nada para compartilhar, muito pelo contrário estou numa fase super produtiva, mas não estou conseguindo me organizar para preparar os posts, aliás é preciso fotografar, passar as fotos para o computador, tratar as fotos, digitar o texto, é um trabalhinho considerável, que eu adoro, só não estou dando tanta prioridade neste momento. Um mar de Lindas! E só a minha de calça e blusa!  Algumas fotos são minhas, outras da Lu e das meninas Mas vamos o melhor dessa semana, rever minha querida amiga Lu Gastal. Quem está aqui há mais tempo sabe como eu e a Lu somos parceiras. Nos conhecemos num Patch Encontro promovido por ela em 2014 e desde então foram tantos eventos, feiras, aulas, passeios juntas. Quanta coisa boa tem acontecido comigo nos últimos tempos.              Quanto carinh

A Chita É Chique?

Para inaugurar essa nova etapa do blog, nada melhor que começar com um post bem colorido e cheio de histórias. Quem não conhece a chita, não é mesmo? Esse tecido mega colorido que era considerado de baixa qualidade, e agora começa a ganhar novos ares e novos lares também. Digo era, porque numa pesquisa rápida, descobri que tem estilista produzindo peças incríveis com ela, vem comigo. Quem me conhece um pouco mais sabe que adoro livros, e sempre dou uma olhadinha nas livrarias para conhecer as novidades. Numa destas, encontrei esse daqui: Uma Festa de Cores Memórias de um Tecido Brasileiro, que logo me chamou a atenção pelas cores. Ele conta a trajetória da chita no Brasil e como aqui se fez presente em muitos lares brasileiros. Os desenhos (ou melhor, colagens) são de Anna Gobel, com textos de Ronaldo Fraga. Não tive dúvida, comprei na hora! "Estampas falam, cores suspiram...mas só a chita canta e dança." Algumas páginas do livro, as imagens foram feitas com pedaç