Antes e Depois da Reforma

Olá,

Finalmente este post saiu! De abril a novembro do ano passado estive com minhas energias voltadas para a reforma de um apto. Sou arquiteta e atualmente faço apenas projetos, mas neste caso especialmente me dediquei a obra também. Todo o processo é exaustivo, mas muito recompensador e o apto ficou lindo.

Ainda faltam alguns itens de decoração, sou a favor dos clientes montarem com calma, vale a pena garimpar em viagens também, sem pressa. Nada de afobamento na hora de montar seu lar.

Fiz um antes e depois dos principais ambientes. Ah, não tenho foto da cozinha antes, com os armários, a princípio não faria parte do projeto e por isso não registrei. O mesmo aconteceu com a área de serviço. Mas os demais ambientes estão devidamente registrados.

- Sala de Estar. Tirei o rebaixo do forro, e trocamos o piso, diminuímos a sala para fazer um closet. Infelizmente muitos itens não ficaram explícitos nas fotos.

Retiramos alguns móveis que já estavam no apto e não se encaixavam no projeto. A parede da sala foi revestida com travertino romano bruto e espelhos, a TV embutida na parede e o rack totalmente novo, feito sob medida.

O piso inteiro do apto foi trocado, com exceto a cozinha, área de serviço e banheiros. O papel de parede também foi retirado, em alguns ambientes trocados por outro. As cores da sala ficaram em tons de cinza e azul.

A parede cinza, antes era branca. Fiz um aparador atrás do sofá com prateleira. ainda faltam objetos e quadros para compor a decoração, que vem sendo feita aos poucos.

Retiramos a janela entre a sala e a varanda, integrando os dois ambientes.

Sala de Jantar. Nivelei o forro, e criamos uma porta para acesso ao escritório, que antes era a despensa.

Papel de parede lindo da Buccalo, mesa redonda de 1.50m de largura, espelho modulado. A porta da esquerda dá acesso a cozinha e a da direita ao escritório.


- Dormitório Casal foi praticamente desmontado. Tiramos papel de parede, cabeceira, e armários, mantendo apenas a sapateira.

Iluminação de led atrás da cabeceira da cama. Aproveitamos os pontos de iluminação e só trocamos as luminárias. Todas as luminárias do apto foram trocadas pelas de led.

Portas novas para a sapateira existente.

O armário do dormitório casal foi desmontado e no lugar fiz uma penteadeira com rack. O espaço ficou maior e mais limpo.
O papel de parede anterior estava mofado. Foi feita a impermeabilização da janela para que não volte a infiltrar água.

- Banho Casal fica mais visível a reforma. Retiramos tudo, inclusive a bancada. O revestimento de pastilha deu um ar mais leve, criei um nicho abaixo da janela para shampoos.


Toda a marcenaria foi projetada para cada ambiente.

Closet. Fechamos uma parte da sala para criar o closet. A abertura da porta ficou dentro do dormitório casal. As portas de vidro branco deram mais leveza ao espaço. 

Na planta original esse espaço seria um dormitório a mais, o antigo proprietário encorporou a sala. Nós transformamos em closet.

Escritório. A despensa foi transformada em escritório. A porta foi alterada, sendo voltada para a sala.
Marcenaria nova e feita sob medida para cada ambiente.

Lavabo teve o revestimento em cimento queimado, mantivemos o espelho apenas. O piso, bancada e cuba foram substituídos.



Cozinha foi praticamente colocada abaixo. Fizemos uma base de alvenaria embaixo dos armários. O revestimento foi de concreto aparente, combinou muito bem com o ladrilho chevron. Os armários são Ornare. Meu espaço favorito na casa.


Porta de correr que separa a cozinha da área de serviço.

Todo o azulejo foi retirado, a parede de gesso recebeu os novos pontos de elétrica e o revestimento de concreto aparente.

A entrada da despensa antes da reforma e depois já fechada. Reaproveitamos os azulejos da cozinha, não foi preciso comprar nenhum.

Não fotografei a área de serviço, a área é bem pequena e estava com roupas no varal, numa próxima eu registro.

Comentários

  1. Oi, Andrea! Muito lindo o projeto. Parece que é mágica, mas como dá trabalho uma obra. Apesar disso, o final sempre compensa tanto esforço e dedicação. Todos os ambientes ficaram lindos, gostei especialmente da marcenaria!
    Queria aproveita para te perguntar uma coisa, eu vi um curso no Sesc Pompeia de marcenaria, tenho credencial plena, vc acha que tenho chance de conseguir uma vaga no dia reservado para os sócios? tenho tentado cursos no sesc de Santos e sempre esgotam desde muito cedo as inscrições. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carina. Pois é, estes programas de tv fazem com que as pessoas achem que tudo acontece num passe de mágica, e não é assim mesmo. Foram 8 meses de muito trabalho. Com relação ao Sesc, eu não tenho credencial plena, e muitas vezes não consigo alguns cursos porque se esgotam já no dia dos sócios. Acredito que se você chegar mais cedo, consiga sim. Mas tem que tentar, não dá pra saber quais cursos as pessoas vão se interessar mais, sei que o de costura, cerâmica sempre acabam logo, principalmente porque tem muitos aposentados que tem a preferência para inscrição. A marcenaria talvez não seja tão concorrida assim. Boa sorte!

      Excluir

Postar um comentário