Semana de Aniversário - Caveira Mexicana

Hoje vamos recordar essa caveira mexicana que faz o maior sucesso aqui em casa. É trabalhosa, precisa de paciência, mas com certeza todos conseguem fazer, vamos ver?

Já faz um tempo que fiz essa caveira, mas como muita gente gostou, resolvi montar um passo a passo com as fotos que tirei na época. Apesar de não ter todos os detalhes do processo, tenho certeza que quem quiser fazer vai conseguir.



Antes de começar, gostaria de compartilhar com vocês a minha fonte de inspiração. Há alguns anos me deparei com essa capa incrível, em homenagem ao dia dos mortos, famoso no México, Pensei comigo, preciso de uma destas pra mim!

capa da revista que me inspirou, miçangas coloridas e a cola Pegamil, a melhor que encontrei para esse projeto.

Pesquisei um pouco e não achei nada parecido para comprar aqui no Brasil, só encontrei pintadas ou decoradas com outros aviamentos, além de serem bem caras. Então deixei na wishlist.

Num dia de visita a Daiso aqui em São Paulo - essa loja é incrível! Tem coisas lindas, vindas do Japão e com preço único de R$ 6.99, quem vier pelos lados daqui tem que conhecer! - encontrei uma caveira bem simples, de uma cor só, que poderia ser prateada ou dourada, na verdade era um castiçal, já que tem um nicho na parte de cima. Olhei para ela e logo lembrei daquela capa de revista. Comprei, e ficou guardada por mais um tempinho.

Decidi que eu mesma faria a tão sonhada caveira mexicana. Fui até a 25 de março, rua famosa aqui em Sampa para compras de artesanato e escolhi as miçangas em cores variadas, também comprei colas diversas, não sabia quanto seria necessário e qual a mais indicada, então experimentei alguns tipos.

Agora era por a mão na massa. Vamos começar?

O formato da minha caveira era diferente da foto, por isso não tive como seguir totalmente. Comecei pelo contorno dos olhos, e a partir deles fui preenchendo nariz, boca e partindo para as laterais.

Depois de testar os vários tipos e marcas, gostei mesmo da cola Pegamil, gente ela é incrível e uso para quase tudo que faço. Agora posso dizer que algumas miçangas que foram coladas com outras colas se soltaram, portanto se quiserem um conselho escolham a Pegamil que vai dar certo!

Uma dica, passei a cola num trecho e fui pegando as miçangas, uma a uma e colocando no local desejado. Para ficar simétrico, dividi mentalmente a peça ao meio e fazia um lado, enquanto secava, partia para o outro. Precisa de tempo, e calma também. Não me lembro agora, mas levei uns meses para acabar. Já que fazia um pouco por dia.

a foto não ficou muito boa, a caveira por ser prateada reflete muito a luz. Os primeiros passos para colar as miçangas.

Comprei vários saquinhos de miçangas, algumas estavam quebradas e os tamanhos também não eram iguais. Fui separando as similares para que o resultado fosse o melhor possível. Sobraram muitas, mas como foram bem baratinhas, não me arrependi e já estão esperando novos projetos.

já pronta, servindo de castiçal.

A princípio seria apenas uma peça de decoração, mas no início do ano usei como castiçal e não foi uma boa ideia. A parafina escorreu e como tem uns buraquinhos no meio delas, ficaram todas "sujas" e para limpar tive que pegar um arame bem fininho e passar em cada uma. Tabalhão, melhor deixar assim mesmo!

detalhe da parafina que escorreu 

Espero que tenham gostado. Ah, essa ideia serve para qualquer objeto que você já tenha, assim conseguimos dar uma cara nova e moderna as peças antigas!

Vamos tentar?

Comentários