Semana de Aniversário - Quer um Flamingo para Chamar de Seu?

Pra fechar a semana escolhi o flamingo que faz bonito ainda hoje e agrada a todos, pelo menos eu não conheço ninguém que não goste. Segunda o blog volta ao normal, com posts duas vezes na semana.

Já faz um tempo que estou querendo um flamingo na minha decor. A coruja, a caveira, raposa também já foram a bola da vez. Pesquisa aqui, orça ali e sempre tudo muito caro, então porque não fazer eu mesma?

Tomada a decisão, o momento exigiria pesquisa, principalmente do que eu gostaria de fazer e como isso seria feito. Olhei algumas imagens na internet, no Pinterest, nos blogs e optei por uma escultura simples. Depois de decidido, parti para escolha do desenho, optei por um sem muitos detalhes.

E o material? Precisava ser leve, de fácil manuseio. Pensei numa madeira fininha que tenho aqui. Copiei o desenho e parti para cortar com minha serra tico tico. Não foi uma boa ideia, os traços eram bem finos, que não permitiria tanta precisão. Tentei com o Dremel, mas ainda não tenho tanta habilidade na utilização e também desisti. O que fazer então? Pesquisei, pesquisei, assisti videos, e encontrei um material relativamente simples, mas que eu nunca havia usado, o biscuit. Também conhecido como porcelana fria é fácil de encontrar, barata e permite modelar mais facilmente. Fotografei um passo a passo pra mostrar como cheguei nesse resultado. Vamos ver?


Primeiro escolha o desenho. Eu procurei no google flamingo e apareceram várias imagens. Selecionei uma, imprimi e recortei numa folha de sulfite mesmo. A massa para biscuit que comprei eram embaladas em pequenos saquinhos, usei um pouco mais de 2 de 85g cada. Primeiro você precisa amassar bem, apertando com as mãos, para que ela fique maleável. Cubra uma superfície lisa com plástico para não sujar e abra a massa. Pode ser com rolo, com uma garrafa, o que você tiver em casa. Deixe uma espessura não muito fina e veja se cabe o desenho. Faça o contorno com um estilete, não precisa cortar ainda, só marque. Depois retire o papel.



Molhar o estilete facilita muito o corte. Então deixe um potinho com água por perto e vá recortando com calma, sempre dando uma molhada na ponta do estilete e retirando as rebarbas. Depois de recortar, molhe as pontas dos dedos e vá arredondando os cantos, que ficaram "vivos" ou seja, retos. Nesse momento você pode dar profundidade ao flamingo, afundando o bico, dando volume no rabo, fazendo um furo para marcar o olho. Use sempre os dedos molhados e vá apertando a massa, até ficar como gostaria. Para fazer a base, peguei mais um pedaço de biscuit e fiz uma bola (não fotografei essa parte, me desculpem!). Apoiei na mesa, deixando a base reta. Depois marquei um friso, como se fosse uma fenda para encaixar a pata do flamingo. Alisei com os dedos molhados, dando o formato que eu queria. Com um palito de churrasco, fiz um furo dentro da fenda. Depois mostro melhor.


Deixe secar por uns 3 dias, depende da temperatura. Em dias mais quentes o processo é mais rápido. Pode usar o secador também, mas eu esperei secar naturalmente. Durante o processo, virei a peça para baixo, retirando do plástico com cuidado para não quebrar. Depois de seco, chegou a hora de pintar. Eu usei a tinta Látex PVA solúvel em água, da Camurcyl, cor 115 - rosa. Dei umas 3 demãos, sempre esperando secar entre uma e outra. Pintei o palito de churrasco também, já que ele vai auxiliar a manter nosso flamingo em pé.



Detalhe do furo feito com o palito de churrasco. Primeiro fiz no centro, mas depois achei que ficarei melhor no canto. Basta medir o tamanho da pata e escolher a melhor posição.


Para finalizar, coloque o palito no furo e meça a altura dele em relação ao flamingo, corte a sobra. Repare que o palito ficou "escondido" atrás da perna, para não aparecer. Usei uma cola de isopor, funcionou super bem, mas precisei segurar um pouco para colar. É bom passar cola no furo também, para dar mais estabilidade a peça.



Gostaram do resultado? Eu adorei e já tenho ideias para usar em outros projetos. Ainda vou passar um verniz spray para dar mais durabilidade a pintura.


Comentários