Estamparia Manual

Comentei aqui sobre o início do meu curso de Block Printed - Padronagem, e vejo muita gente perguntado, afinal de contas o que é block printed?



Para começar, o block printed é uma técnica milenar, nascida na Índia, na qual as pessoas criam "desenhos" na madeira; e através dessas peças escavadas, as imprimem no tecido, criando padronagens com resultados incríveis.






Há uns dois anos quando comecei a fazer um curso de xilogravura descobri que a estampa em tecido me agradava muito. Assim que minhas matrizes de madeira ficavam prontas, depois de imprimir o teste no papel, logo queria imprimir no tecido para fazer minhas bolsas. Mas ouvia do professor que a tinta não era a apropriada, e na verdade a técnica era outra mesmo.



algumas bolsas e quadros que fiz com as minhas xilogravuras.

Chegada a hora de me inscrever no curso, com certeza o de padronagem era o primeiro da fila, mas como fui viajar ano passado, as datas não coincidiram e tive que adiar por mais um semestre. Não foi perdido, fiz o curso de bordado e criei o livro de artista , sobre minhas memórias de viagens, e o resultado foi muito bom.

O ano de 2015 chegou e com ele as tão aguardadas aulas de estamparia. Então descobri que era isso mesmo que eu estava buscando, apesar de estar ainda engatinhando no curso, tive certeza que me traria bons frutos.

Ainda estou no comecinho, desenvolvendo dois padrões para iniciar os testes, e gostando bastante. Por enquanto não tenho muito coisa pronta, mas espero logo mais mostrar minhas criações por aqui. Ansiedade em nível master.

Mas a estamparia não é algo tão distante assim, já fiz três estampas digitais para a Panólatras, e gostei bastante do resultado. Acredito que tenha sido o princípio dessa história toda.


floresta é a mais recente que fiz, mas existem outras duas.


E esse é só o começo, terei muitas novidades. Mostrei um pouquinho esses dias, mas ainda não foi o lançamento oficial, aguardem!




camiseta estampada com a minha xilogravura e a saia foi feita por mim, curso de modelagem com a Francine Lacerda.

Comentários