Vamos Reaproveitar os Coadores de Café?



Hoje tem passo a passo bem fácil e com certeza todo mundo já pensou em fazer: reutilizar o coador de café. Eu conheci essa técnica num programa de TV com a Rosely Ferraiol há alguns anos.

Existem inúmeros tutoriais por ai, muitas formas de utilizá-lo, e eu vou mostrar como transformar um potinho sem graça numa linda luminária.

Primeiro de tudo, separar os coadores depois de usados. Eu deixo secar no sol, e passo uma escovinha para tirar todo resíduo do pó. Claro que um não dá, precisa juntar bastante. Então tenha paciência e vá acumulando. Depois que tiver uma quantidade razoável - depende do tamanho do pote - ai podemos começar a brincadeira.




Primeiro escolha o recipiente. Acho bacana ser transparente neste caso em que vamos fazer a luminária. Em qualquer loja destas que vendem coisas da China você encontra por preços ótimos.

Rasgue os coadores em pedaços pequenos, não tente cortar com a tesoura, fica melhor assim, rústico mesmo. Junte 2 partes de cola branca + 1 parte de água  + um pincel. Forre uma superfície para não manchar de cola.



Com o pote nas mãos, vá passando cola aos poucos, com pincel e cole um pedaço do coador. Passe cola novamente, por cima do papel e faça isso sucessivamente, passando primeiro a cola no recipiente, depois coloca o coador e cola novamente sobre ele.






Quando chegar na borda, deixe pedaços maiores, que vamos resolver mais tarde. Depois de todo preenchido, deixe secar. Eu coloquei o pote apoiado sobre um tubo de cola, mas pode ser qualquer suporte que você tenha, já que é bom não encostar a cola molhada na superfície.



Depois de seco, recorte com uma tesoura, ou um estilete os pedaços que sobraram na borda. E novamente passe uma camada de cola em toda a peça. Deixe secar.

Para finalizar, passe um camada de verniz spray para manter a peça impermeabilizada. Pronto, não é fácil? Agora é só colocar uma vela dentro e seu potinho virou uma bela luminária!

Percebam que em alguns trechos o coador está mais rosado, pois é, fiz um teste para tingir naturalmente. Depois do coador ser usado, o deixei de molho na água que cozinhamos as beterrabas, já que elas soltam uma cor bem forte. É bom deixar na água ainda quente, para penetrar melhor. Da mesma forma sequei ao sol e o procedimento se repete.

Gostaram? Uma outra forma de fazer a base, caso não tenha nenhum pote em casa é encher uma bexiga de festa no tamanho desejado. Apoiar o lado que amarramos a bexiga num vidro, recortar vários pedaços de jornal e passar cola nela, colocar o jornal, passar cola nele. Assim como fizemos com o coador. Esse processo deve ser repetido muitas vezes, até o jornal ficar com uma boa resistência. Após umas 4 camadas a bexiga pode ser estourada, assim facilita a continuidade do processo. Eu fiz 10 camadas de jornal, duas camadas de coador e spray de verniz no final. O importante é não aparecer o jornal por baixo, então observe se será preciso mais camadas de coador de café.



Para finalizar, dobre para dentro da borda e faça um bom acabamento, deixando a parte superior bem retinha. Ah, não se esqueça fazer uma base para que a peça fique em pé, conforme for colocando o jornal, vá ajeitando para que a superfície fique plana e assim possa ficar apoiada no móvel. Importante, não coloque vela! Como a peça é de papel, pode pegar fogo. Neste caso use como vaso para decorar seu aparador, ficará lindo!

Não tenho o passo a passo desta opção, pois já havia feito esse vaso há tempos.

Bom, é isso! Mais uma peça cheia de estilo, com custo praticamente zero e o melhor de tudo, feita por você!




Comentários