Entendendo as Tintas - Acrílica, Esmalte, Látex, Epóxi...

Já precisou escolher tinta para pintar sua casa?

Se você achava que a maior dificuldade era a escolha da cor pelas inúmeras possibilidades, se enganou. Hoje em dia além das tintas específicas para parede, madeira, metal, existem as que são mais foscas, as com mais brilho, as que ficam no meio termo, as que duram mais, as que não respingam, as que não precisam de diluição e assim vai...

Depois de escolher a cor - e hoje não vou entrar neste assunto, fica para o próximo post - você precisa saber que ambiente vai pintar. 

 
Banheiro e lavabo com pintura esmalte epóxi multisuperfícies a base de água. As paredes, teto e janelas receberam a mesma tinta, e isso facilita muito pois não é preciso proteger/isolar dos respingos. A foto não favorece muito, mas a tinta é acetinada, tem um leve brilho, e eu uso apenas em banheiros e cozinhas, onde normalmente as paredes tem azulejo e por isso são mais "brilhantes".

Para os tetos existe a tinta antimofo, e essa é a ideal para comerçarmos a eliminar os ambientes. As portas e janelas. sendo de madeira ou metal, a tinta correta é a esmalte, que pode ser a base de água ou de solvente. Ela é resistente a úmidade e pode ser limpa com mais frequência. 

Piso também pode receber pintura, inclusive garagens e quadras poliesportivas. Para ele usamos a tinta epóxi, usada principalmente pela indústria, por dar um bom acabamento e ser muito resistente a intemperies. Encontramos tinta esmalte epóxi, o que muda são os componentes, normalmente usados em área externa.

 
Neste exemplo o batente da porta e a janela receberam a tinta esmalte a base de solvente, e foram aplicadas com pistola ou seja, o acabamento é melhor pois não ficam marcas de pincel.

Se você não gosta dos azulejos de sua cozinha e banheiro, a dica é usar a tinta multisuperfícies sobre eles. Ela tem um bom acabamento, cobre os "desenhos" mas não o rejunte. Com certeza é uma solução bem mais barata e prática. Aproveite que está usando essa tinta e aplique no teto e nas paredes onde não tem azulejos, se quiser facilitar ainda mais, pinte a janela e porta, essa tinta tem um acetinado leve, nada fosco, mas fica super bem nestes ambientes.

Uma amostra da tinta usada na porta e janela, só que na madeira. 
Ela tem um leve brilho.

Látex e a tinta mais comum que usamos em paredes de alvenaria, mas que vem sendo substituída pela tinta acrílica, que é muito mais resistente. Dê preferência a ela, a qualidade da pintura é muito melhor.

Encontramos praticamente todas as tintas em versão mais fosca, acetinada e semi brilho. Vai de acordo com o seu gosto. Tinta semi brilho em paredes destaca as imperfeições, a menos que você tenha uma lisinha, neste caso vai ficar bom. 

O acabamento acetinado, ou seja, com um leve brilho é ideal para dar uma disfarçada naquela parede que não está totalmente lisa. É fácil de limpar e se você está em dúvida, acho que pode investir nela.

Já o fosco é mais aveludado, esconde muito bem as irregularidades, mas não é tão simples de limpar.

Existem as tintas prontas que não precisam de diluição, são mais caras e prometem um acabamento melhor com apenas uma demão, secam rápido e não respingam. Se você quer pintar uma parede, dar um detalhe na sua casa, pode investir nelas, pois são mais práticas e não fazem tanta sujeira.

Talvez você não saiba, mas as demais tintas, sendo a base de água ou de solvente, devem ser diluídas de acordo com as especificações do fabricante. Siga corretamente para ter o melhor aproveitamento delas.]

Espero ter esclarecido um pouco mais sobre esse mundo maravilhoso da pintura da casa.

Comentários