Qual o Lado Certo dos Botões nas Roupas?

Sempre soube que as roupas masculinas e femininas tem botões em lados diferentes, mas a origem disso eu desconhecia. Como nos últimos meses fiz três blusas para mim, duas de crochê e uma de tricô, e coloquei botões em todas elas, achei que era o momento de pesquisar mais.

Botões de coração ficaram uma graça, os detalhes fazem a diferença.

Os botões quando surgiram eram peças caras, e portanto somente os nobres podiam tê-los em suas roupas. E as mulheres sempre tinham ajuda para se vestir, as roupas eram mais elaboradas. Para facilitar a vida de quem os abotoava, eles eram colocados do lado esquerdo, ou seja, direito de quem os fecha.

Já os homens se vestiam sozinhos, e por isso os botões ficavam do lado direito. 

Hoje nos vestimos sozinhas e ainda mantemos os botões do lado "errado", acho que está na hora de mudar isso...

Não consegui uma imagem melhor, mas essa é uma das blusas que a protagonista usa, tem os botões ali na lateral.

Essa é a série Era uma Segunda Vez, tem romance, volta no tempo, é curtinha, se passa em Paris, eu gostei.

Mas por qual razão eu usei tantos botões recentemente? Minhas inspirações vem de muitos lugares, e acabei assistindo uma série chamada: Era Uma Segunda Vez, onde a protagonista usava vários modelos de blusas de tricô com botões, ora era na lateral, ora no ombro, e achei as peças maravilhosas.

Uma sequência de botões brancos de formas, texturas e nuances diferentes.

Como estava tecendo um colete, aproveitei para deixar um detalhe na lateral e colocar uns botões ali. Já a blusa Gunta, ela ficou com uma marca na hora de costurar e achei que uma sequência de botões brancos, cada um de um modelo diferente, daria um charme e uma disfarsada na costura. 


 
Tenho vários botões em casa, quem costura tem sempre muito material, mas não eram iguais e achei muito legal misturá-los. Como sempre digo, a inteção é usar o que já tenho.

Por último, o kimono/ colete receita da Jud já dava a sugestão de colocá-los, então nem pensei duas vezes, as minhas peças mais recentes estavam toda com esse detalhe a mais. E apesar de serem blusas tecidas a mão e terem botões, elas são bem diferentes umas das outras.

Eles tem a mesma cor, mas são de modelos e materiais diferentes.

E você, gosta de botões? Sabia dessa curiosidade sobre os lados nas roupas? E a série, já viu?


Comentários