Meu Dia a Dia Com Uma Máquina Bordadeira

Em dezembro fez 3 anos que ganhei minha máquina de costura. E até hoje não havia feito nenhum post detalhado sobre ela. Não sou profissional, e fico receosa para indicar esta ou aquela máquina para as pessoas. Como neste mês de março estou participando do desafio da costura no instagram e um dos temas foi qual o seu sonho craft, descobri que muitas artesãs gostariam de ter uma máquina bordadeira, e por isso me animei em escrever este post. Nele vou contar minha experiência baseada nestes anos em que a uso.


Quando comecei a costurar usava a máquina da minha mãe, uma Elgin de ferro, com aquele gabinete de antigamente embutido nela. Era até moderninha, com alguns pontos de bordado. Falei dela aqui. Mas não costura muitas camadas de tecido, nem os mais grossos, e deixava a desejar e eu já estava querendo comprar uma para mim.

Antes mesmo de iniciar minha pesquisa, ganhei de presente do meu namorado uma Brother SE400, eletrônica e bordadeira. Ele comprou sem me avisar, foi surpresa mesmo e não pude escolher o modelo.



Se eu gostei? Claro que sim. É uma máquina super moderna, não me deixa não mão! Mas precisa de cuidados, é bem delicada...Separei alguns itens que julgo importantes, caso você tenha mais algumas dúvidas, por favor comente aqui.

- Ponto 1. Ela foi comprada fora do Brasil, e por isso a autorizada da Brother não faz a manutenção. Tive que levar em outra assistência técnica e fiquei preocupada de não conseguirem resolver os problemas, o rapaz nunca havia mexido numa máquina deste tipo... Mas existem modelos nacionais, da Brother mesmo, acho menos arriscado.

- o manual é bem explicado, mas em inglês, tem ilustrações muito úteis, principalmente para iniciar no bordado, algo que eu nunca havia sequer visto alguém fazer. Agora na própria máquina pude selecionar o português como idioma e assim posso entender melhor as informações escritas na tela. Ah, o alfabeto usado no bordado não tem acentos! Sempre que preciso escrever algum nome ou frase eles ficam sem, mas acredito que eu possa baixar algum arquivo em português, mas ainda não fiz isso.

- ela é leve, fácil de carregar

- Tanto o retrocesso, quanto a "descida e subida" da agulha são automáticos. Ou seja, para costurar neste modelo não é preciso mexer naquele "volante" lateral, que normalmente usamos para levantar a agulha depois de finalizar a costura.

- a escolha dos pontos é feita através do painel eletrônico acoplado nela, é bem fácil de mexer, mas toda vez que a máquina é desligada os padrões são restaurados, ou seja, se na minha última costura eu usei o zigue zague, quando eu a ligar novamente, será no ponto reto que o padrão estará. Não é ruim, mas precisa ter atenção ao costurar com uma máquina deste tipo que faz muitas coisas "sozinha".

- outra facilidade super importante para mim, é o fato de poder movimentar a agulha em várias posições, não ficar apenas em duas ou três no máximo.

- a velocidade também pode variar, pois é, você controla a velocidade no painel, existem 3 níveis, eu gosto de usar no mais rápido, mas para quem está começando o mais devagar é uma boa!

- sempre ouço as costureiras falando que gostariam de uma máquina que avisasse quando a bobina está acabando, pois é, ela faz isso. Mas sabe que eu não gosto muito. Explico, ela avisa bem antes e para continuar costurando é preciso conviver com um alerta que ela emite, mostro melhor no vídeo, gostaria apenas que ela avisasse mais próximo do final mesmo.

- chamei um eletricista para colocar uma tomada estabilizada para ligar a máquina, pois é, uma máquina deste tipo é quase um computador, e se queimar a placa dela, esquece, vai sair muito caro o conserto, isso se tiver. Como a nossa energia oscila muito, é importante ter uma tomada assim ou um estabilizador mesmo para ser ligado diretamente nela.

Fiz um vídeo (bem caseiro, com movimentos bruscos da câmera hahaha) para mostrar as costuras, o bordado e algumas facilidades que ela tem, acho que fica mais fácil de entender e as dúvidas aparecerem. Ela é bem completa, tem muitas funções que são pouco exploradas por mim, no quesito bordado principalmente. Fiquem a vontade para perguntar / comentar, como eu disse, não sou especialista, quero apenas compartilhar minha experiência com este modelo de máquina.

Espero ter ajudado a matar a curiosidade e ajudar na escolha da compra da sua máquina.


Comentários