DIY . Tábua de Passar Repaginada - Ateliê de Cara Nova

Olá,

Mais uma etapa da reforma no meu pequeno ateliê. Depois dos triângulos de contact nos azulejos, de instalar as prateleiras (que eram portas de armários antigos), da mesa carretel e do cabideiro com a lousa, chegou a vez da tábua de passar. E mais uma vez com vídeo no youtube! Estou empenhada em manter atualizado meu canal.



Minha cunhada estava se desfazendo da tábua e eu achei que tinha potencial. A princípio seria para passar minhas costuras mesmo, mas depois achei que seria mais útil ficar ao lado da minha mesa e servir de aparador. E ficou assim desde que me instalei no ambiente.



Mas eu ainda não estava satisfeita, precisava de uma pintura, dar uma vida nova para ela. Usei as cores que tinha em casa, nada de gastos desnecessários. E me surpreendi com o resultado.

Tábua de passar antes da reforma.
Primeiro lixei a peça inteira. Depois fiz um esboço a mão mesmo, de como eu gostaria de dividir as cores no tampo. E com fita crepe fiz a separação dos espaços. No meu caso usei as tintas branca, rosa e verde, além de deixar algumas partes na cor da madeira.

 

Depois de colar a fita crepe em todas as partes, passei a primeira camada de tinta branca em todos trechos que receberão as cores, inclusive o rosa e o verde. Cuidado para não pintar as partes que ficarão no tom da madeira.

 

Após três demãos, comecei a pintar com as demais cores. É importante deixar secar entre uma pintura e outra. É bem simples de fazer, não exagere na quantidade de tinta no rolinho para não vazar sobre a fita.

 


Enquanto o tampo secava, fiz aleatoriamente a separação com fita crepe nos pés da tábua de passar. Depois o processo foi o mesmo, passar as demãos necessárias de tinta branca, secar, pintar com as cores e secar.

 

 


No dia seguinte, depois de bem seco, retirei as fitas e dei uma camada de verniz spray para proteger.  


Enquanto estava entretida com os pincéis e tintas, tive uma ideia para apoiar meu rolo de papel craft, que é bem pesado e uso para fazer os moldes.



Achei uma vara de madeira, na espessura exata para encaixar no rolo de papel. Pois é, guardo algumas coisas que acredito terem potencial para uso futuro e a sorte me ajudou neste momento.

 


Pintei nas cores da tábua, passei o verniz spray e encaixei o rolo. Para apoiar na tábua, pensei numa corda amarrada, tenho visto muitas prateleiras fixadas assim, mas não tinha nada por aqui e como a ideia é reaproveitar, lembrei de uma corrente que comprei para fazer alças de bolsas. Eureca! Coloquei as duas correntes no tampo, apoiei o rolo de craft e agora tenho um suporte muito funcional e que resolveu muito dos meus problemas.

 

Gostaram? Viu quanta coisa dá para fazer com o que temos em casa? Com criatividade damos um jeito em tudo!


Comentários

  1. Respostas
    1. Olá Helky, bom dia!
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Eu procuro compartilhar meu dia a dia, a forma como reaproveito os materiais que temos em casa.
      Seja muito bem vinda!
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário