Passeando Por Sampa

Hoje vim compartilhar um pouco dos meus passeios por São Paulo neste mês de férias. Gosto muito de cultura, artes, comida boa e comprinhas, é claro! Minha cidade tem muitos atrativos para quem curte esse tipo de turismo. Então olho sempre quais exposições estão em cartaz e vou programando meus dias através delas. Não dou conta de visitar tudo, mas seleciono as que mais tem a ver comigo.

Começo com o Itaú Cultural na Av. Paulista. Espaço incrível, sempre tem alguma coisa acontecendo e a grande maioria é grátis. Lá fui conferir a Ocupação Villanova Artigas, em comemoração do centenário de nascimento deste arquiteto super importante da nossa história.

Aproveitei que era um domingo lindo de sol e estava na Paulista para caminhar por lá. Fui até a Casa das Rosas, mansão em estilo Francês construída por Ramos de Azevedo, outro grande nome da nossa arquitetura. Atualmente ela abriga um espaço cultural com várias atividades interessantes. A história da preservação do casarão e a construção de um edifício moderno no mesmo terreno é bem bacana, vale conhecer um pouco mais.

relembrando os bons tempos de estudante de arquitetura, onde eu visitava com muita frequência construções antigas
















Saindo da Casa pude fazer uma selfie com o grafite incrível do não menos importante arquiteto Oscar Niemeyer. Feito pelo artista Eduardo Kobra, ele chama atenção por todos que passam por essa região.


Mudando um pouco o foco, também adoro esportes. Torço pelo São Paulo Futebol Clube, mas me permiti visitar um dos grandes estádios que foram reformados recentemente o Allianz Parque, o antigo Parque Antártica, casa do Palmeiras. O tour guiado foi bem interessante, visitamos sala de imprensa, camarotes, vestiários... É pago, quem quiser visitar precisa agendar o horário, basta entrar no site e se informar direitinho.

fachada bem bacana, espaço dos locutores com a visão dos campo e o banco de reservas

Depois do meu fracasso em visitar a exposição do Picasso há alguns meses, contei aqui, resolvi testar o novo o aplicativo do Ingresso Rápido para agilizar a visitação sem estressar nas filas gigantescas. E não é que funciona? Basta acessar o site ou baixar o aplicativo grátis no seu celular, escolher a exposição, selecionar a data e o horário e "comprar", na verdade é agendar porque o acesso é gratuito. Depois você recebe um QR code e pronto. Cheguei no dia com um pouco de antecedência, as filas eram separadas, ou seja quem tinha reservado entrava em uma e quem comprava na hora ia para outra. Foi tudo muito tranquilo, passei o QR code no sensor que autorizou minha entrada.

Além do Kandinsky outros artistas russos também estavam sendo expostos. Telas, objetos, vestuários, muita coisa bacana, O espaço do Centro Cultural Banco do Brasil é lindo! Prédio histórico, cheio de detalhes, ornamentos e o que sempre me chama a atenção são as portas dos antigos cofres. São enormes! Dá para entender um pouco daquela época fazendo umas visitas assim.



Vestimentas, peças em madeira, trenós, baú, portas. Tudo lindo e muito colorido!

algumas das pinturas incríveis que encontrei por lá


Saindo de lá, fui até a Daiso. Sempre que vou ao centro faço uma visitinha a esta loja. Ela é muito boa, o preço é único R$6.99 e tem itens de papelaria, cozinha, jardinagem, entre muitos outros objetos. Quem tiver oportunidade de conhecer, vai amar!

fachada da loja na Rua Direita e corredor vazio...era bem cedo!

lancheiras, cerâmicas, potes fofos.. tirei mais fotos, mas acho que vou precisar fazer um post inteiro sobre a loja.


Para finalizar o passeio fui comer um docinho português na Casa Mathilde, um pedacinho de Portugal aqui no Brasil. Muito, muito bom mesmo!

Mais um post gigante! Por enquanto é isso, espero que tenham gostado de passear por Sampa comigo.


Comentários