Estudar Sempre! Curso Começando, Outro Acabando...

Sexta-feira finalizei o curso de block printed. Foram em torno de 15 aulas, não me recordo ao certo. É pouco, mas aprendi o básico e descobri que é preciso estudar muito e treinar também.

Na Índia, onde o block se popularizou, existem as pessoas que fazem o desenho (a estampa), outras que escavam a madeira e outro grupo que estampa propriamente o tecido. Além das demais que preparam os tecidos, as tintas, escolhem as cores. Agora imagina uma pessoa ter que fazer tudo? Pois é isso que aconteceu no curso. Não que não seja bacana, claro que é. Gosto muito de conhecer todo o processo até chegar a etapa final. Mas, depois desse primeiro contato, percebi que tenho que dedicar muito mais tempo para ter melhores resultados.

minhas duas estampas com as cores finais. A primeira o tecido é algodão cru e a segunda é tricoline na cor fendi. Agora é treinar bastante para melhorar os encaixes.

Consegui criar duas estampas com 3 cores cada. Depois dessa etapa de desenvolvimento do desenho, é preciso definir a quantidade de cores e por fim começar a escavar a madeira. Acho que esta primeira fase não tive muitos problemas. Gosto bastante de desenhar, usei um pouco da minha experiência para isso, mas a estamparia manual, ah, essa sim preciso de muito, muito treino para deixar os encaixes perfeitos! Chego lá.

Pretendo desenvolver novas estampas para minhas bolsas, almofadas, camisetas, me aguardem que novidades virão.

Ah, havia prometido para mim mesma que neste segundo semestre não faria nenhum curso. Quero aprofundar os que fiz, treinando em casa, estudando também. Além destes meses serem de muito trabalho para o meu lado arquiteta - todo mundo gosta de deixar a casa arrumada para as festas do final de ano - quero preparar novidades para minha lojinha, tenho muitas ideias para por em prática. Mas não resisti e me inscrevi num curso de Marcenaria para não Marceneiros, outra grande paixão.

fotos Rematéria - atentos as explicações e executando os projetos.

Serão 4 aulas, e só tive uma até agora. Mas já posso adiantar que foi incrível. Logo que entrei na sala e vi vários pallets, caixas de frutas, portas, janelas, cadeiras, todos encontrados nas caçambas e abandonados na rua, meus olhos brilharam! Mais adiante encontrei a mesa com as ferramentas, e outra com as tintas e vernizes! Nossa, estou no curso certo!

Conforme for avançando trago os detalhes, mas a proposta é para que cada grupo construa alguma coisa, usando as madeiras e as ferramentas expostas pelos professores. Serão 4 aulas para decidir o que fazer, montar, cortar, lixar, pintar e finalizar a peça. Pouco tempo? Talvez, mas eu já tenho um pouco de conhecimento, vai me ajudar muito agora que ando atrás das caçambas e tenho várias materiais primas a espera.

Estudar sempre! É o que tenho feito.

Comentários

  1. oi Andrea, tudo bem?
    por favor, voce pode indicar onde fez esse curso de block printing ?
    obrigada!
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia, tudo ótimo e você?
      Fiz este curso no Sesc Pompéia em São Paulo. Duas vezes por ano acontecem cursos bem interessantes por lá.
      Obrigada por sua visita.
      Até breve!

      Excluir

Postar um comentário