As Leituras de 2022

 Meio atrasada, mas ainda no primeiro mês do ano novo, faço o post sobre as minhas leituras de 2022. Foi um ano atípico, me mudei depois de ter sempre morado com meus pais, e neste processo de organizar a saída e a entrada na nova casa, acabei não dando prioridade a leitura. E mesmo assim consegui depois de alguns meses ter uma rotina, e mudei meu horário dedicado aos livros. Agora tudo segue normalmente.

Parte de uma composição que fiz com a cor vinho/magenta, e o livro da minha prima ornou perfeitamente. Não consegui fazer aquela foto tradicional com todos lidos, já que estão encaixotados, outros foram trocados...

Janeiro 

- O Livro de Ouro da Mitologia - Thomas Bulfinch - Um tema que sempre me interessou e que pouco conhecimento eu tinha. O livro é muito bem escrito, de fácil entendimento e com muita informação. Certeza que será consultado tantas vezes quanto forem necessárias. 

- Mil Milhas - Tamara Klink - Descobri a Tamara por acaso em algum post do instagram e adorei a história dela. Filha de Amir Klink, aos vinte e poucos anos ela atrasou o atlântico, saindo da Europa e chegando ao Brasil, sozinha num barco, apelidado carinhosamente de Sardinha. Demais a leitura. Ela escreve muito bem.

Fevereiro 

- Arte Importa - Neil Gaiman - Livro lindo, super rápido de ler e com boas ideias. Li Deuses Americanos dele, e fiquei interessada nas "dicas" dele, acho legal conhecer melhor os autores, como pensam, como criam suas histórias, suas rotinas...

- Beleza - Roger Scruton - Estava há tempos na minha lista e numa promoção comprei o livro físico. Não é uma leitura fácil (falei dele aqui), mas ao longo do tempo fui adquirindo um conhecimento aqui, outro ali que me ajudaram na leitura, inclusive primeiro assisti ao vídeo dele no Youtube sobre a importância da beleza; e depois quis me aprofundar lendo o livro. Fiquei tão animada que fiz um post, leia aqui

Março

- À Sombra das Moças em Flor - Vol 2 da série Em Busca do Tempo Perdido - Marcel Proust - Uma leitura que precisa ser saboriada com calma, e tem sido assim a minha leitura desta obra prima de 7 volumes. (E-BOOK)

Abril

- Um Ano na Provence - Peter Mayle - Leitura despretensiosa, para se divertir. Apesar de nem sempre serem tão boas experiências do autor inglês e sua esposa, na Provence, França.

Maio

- Steve Jobs - Walter Isaacson - Li a biografia do Leonardo da Vinci primeiro, do mesmo autor e gostei muito, e fiquei interessada no criador da Apple, já que tem muitos aprendizados para compartilhar. 

- Cartas de um Estoico - Sêneca - Minha busca pela filosofia é recente, e a cada nova leitura minha mente se abre para novos conhecimentos, indico demais. (E-BOOK)

Junho

- As Viagens de Gulliver - Jonathan Swift - De tanto ouvir a @falafernanda comentando sobre esse livro, decidi colocá-lo na minha lista. A história é boa, faz uma crítica a sociedade inglesa da época muito bem "disfarçada" entre as aventuras de Gulliver pelos países estranhos em que visitou. A leitura de um clássico nunca pode ser feita achando que é algo repetitivo, que se lê em todo lugar. Na verdade o clássico veio primeiro, e outras gerações de escritores acabaram se inspirando neles para dar origem a suas histórias. E por isso que muitas vezes achamos que é mais do mesmo. Mas o cuidado em descobrir de onde surgiu aquela ideia é fundamental. Leia os clássicos! (E-BOOK)

Julho

- Arte Pra Quê? - Roberto Mallet - Seguindo a minha pesquisa sobre arte, beleza, filosofia, este pequeno livro chegou ao meu conhecimento. Tem muita informação importante, é de fácil compreensão - me ajudou demais a entender melhor o Beleza do Roger - é escrito por um professor brasileiro. Acho que é um bom início para entender melhor a arte de verdade.

Agosto

- Oblomov - Ivan Gontcharóv - Que livro! Que livro! Me impactou muito. Como a inércia, a depressão faz com que as pessoas fiquem paralisadas, que suas vidas não sigam. Muito bem escrito. É enorme, e nem vi o tempo passar. Os russos nunca decepcionam. (E-BOOK)

- Morreste-me - José Luis Peixoto - Leitura que fiz num dia. Me fez refletir muito sobre a minha relação com meu pai, sobre a morte dele. Separei vários trechos para escrever um post, que acabou não saindo. Quem sabe um dia. (E-BOOK)

- A Criança em Ruínas - José Luis Peixoto - Li no mesmo dia, um seguido do outro. JLP tem um poder incrível de tocar as nossas emoções. (E-BOOK)

Setembro

- Cleópatra - Uma Biografia - Stacy Schiff - Nem preciso dizer que gosto de biografias. Mais um livro que descobri nas minhas passadas pelo instagram. Sabia pouco sobre ela, somente aquelas lendas que chegam até nós até nos dias atuais. Sobre a relação com Júlio César imperador Romano (inclusive tem um documentário na Netflix que vale assistir), soube a versão contada por "ele". Cleópatra foi uma mulher forte acima de tudo. Foi uma ótima leitura.

- Meditações - Marco Aurélio - O Rei Filósofo. Que maravilha de livro. Quantas boas reflexões! Que privilégio estes escritos terem chegado até nós. Daqueles livros de cabeceira, que será consultado sempre.

Outubro

- Bruxa Natural - Arin Murphy-Hiscoch - Este me chamou a atenção pela beleza da edição. Apesar das "dicas" e receitas não serem tão novidades assim, o livro é belíssimo. Chás, rituais, entre tantos outros ensinamentos estão descritos com detalhes, se você é destas pessoas que curtem o tema, vai gostar muito.

- Julie e Julia - Julie Powell - A ideia do livro é boa - fizeram um filme e que me foi muito recomendado - mas peca na escrita. Depois que fui entender que a autora não era escritora mesmo. Apesar de manter um blog com seguidores empolgados, escrever um livro é bem diferente. Me despertou ainda mais a vontade de conhecer melhor a Julia Child, a homenageada do livro.

- Volta ao Mundo - Anthony Bourdain - As leituras mais aleatórias você encontra aqui. Gosto de temas variados, não tenho compromisso com nada e com ninguém, então vou lendo o que tenho vontade. Os programas de viagens de Anthony foram transformados em livro, e gosto bastante de conhecer melhor as cidades, os costumes, as pessoas. Acabo fazendo isso através dos livros, já que viajo super pouco. (E-BOOK)

Novembro

- O Quinze - Rachel de Queiroz - Adorei o livro. Quanta realidade na escrita da Rachel. Foi o meu primeiro dela, e quero me aprofundar mais. Temos excelentes escritores nacionais, muitos ficaram restritos aos livros de escola, de vestibular, e as vezes não damos o devido reconhecimento.

- Nutrindo Seus Sentidos - Laura Pires - Maravilhoso, com receitas reais, quero dizer, com ingredientes que temos em casa, gostei tanto que li na versão E-BOOK e depois comprei o físico. Se você gosta de uma alimentação mais simples, conectando os sentidos, emoções, esse é pra você.

Dezembro

- A Epopéia da Comida - Jacques Attali - Comecei a ler junto com Germes, Armas e Aço, e no começo eles tem mais ou menos a mesma "pegada"; mas gostei bem mais deste e por isso terminei bem antes do outro. Gosto de história, de entender a origem das coisas, e este é um ótimo livro para entendermos como chegamos a nos alimentar desta forma atualmente. Indico muito.

- Morte Tatuada - Debora Gimenes - Para encerrar o ano, o primeiro livro físico da minha prima Débora. Ela sempre gostou de escrever, mantinha um blog antes mesmo de isso ser comum. Sou admiradora do empenho, da dedicação que ela tem para conseguir seus objetivos. É um romance policial envolvente, e você fica presa a história sem querer para de ler. Vale conhecer o trabalho dela.

E assim terminei meu ano de 2022. Foram 22 livros no total, menos que no ano anterior que foram 26, mas isso não tem importância nenhuma, cada livro tem sua dificuldade, e muitas vezes um enorme é devorado em poucos dias,enquanto outro menor leva mais tempo. 

Eu gosto de registrar para mim, é algo pessoal mesmo. E compartilho para quem quiser se animar a ler também. Ver o que as outras pessoas estão lendo é uma das minhas atividades favoritas. 

O que você anda lendo? Me conta?












Comentários