Sem Eira Nem Beira - 2a Edição do Escambo Gráfico

Estou participando novamente do Escambo Gráfico. A 1a edição aconteceu ano passado e com ela voltei a fazer xilogravura no papel e com a temática fora do que tenho feito para a loja. Foi muito bom reviver esse processo escolher o que desenhar, entalhar a madeira, cortar o papel e fazer mais de 20 impressões, nunca fiz tantas assim de uma vez. E a melhor parte foi receber as gravuras dos outros participantes, contei aqui como foi.

Esse momento é incrível: retirar o papel e observar como saiu a impressão e ver que cada uma é única.


Para esta edição pensei em fazer as fachadas de uma rua bem com cara de antiga, que como vocês sabem, eu transito muito bem pelo antigo e pelo atual. Olhei algumas fotos das cidades históricas de Minas Gerais, depois fui para o Nordeste, passei pelo interior de São Paulo; e no final decidi por Olinda.


Desenho feito a mão livre, madeira e goivas...chegou a hora de entalhar.


A escolha do nome "Sem eira nem beira" veio antes da escolha da imagem. E não sei como, mas foi assim que acabei decidindo o tema. Neste post aqui tem a explicação dessa frase, mas basicamente quem tinha eira era proprietário de terras, tinha muitos bens; e beira é aquela aba que se prolonga do telhado. Antigamente que tinha esse tipo de construção era considerado rico, já que os mais pobres viviam em casas bem simples. 

 
Muitos testes antes do resultado final. Fiquei bem empolgada com a cor amarela...

O maior desafio dessa edição foi encontrar o meu material, já que meu ateliê está encaixotado. Algumas coisas estavam na casa da minha mãe e fui trazendo conforme precisava. Aqui na casa nova ainda não tenho espaço ideal para isso, mas consegui fazer, usei o carretel que estava no antigo e me ajudou muito.

As cópias secando...não tenho mais o armário de ferro em que eu prendia com imã, mas deu certo apoiar sobre as caixas da mudança.

Agora estou aguardando a minha parte da troca chegar. Ah, nesta edição teve um número maior de artistas, incluindo alguns que moram fora do Brasil. E teremos duas exposições, uma na Suíça e outra no interior de São Paulo, em Leme.

Resultado final! Acabei fazendo numa cor única por questão de tempo mesmo, para fazer mais de 20 cópias no atual momento da minha vida, teria que ser algo mais prático.

Minha referência foi essa foto de Olinda, quer encontrei no site
 da Archtrends Portobello.


Comentários