Escambo Gráfico - Trocas de Gravuras

Estou participando de uma troca de gravuras, o Escambo Gráfico; organizado pelo artista Vitor Pedroso da Piruá Gravuras

Xilos secando antes de serem enviadas. Nunca havia feito uma tiragem tão grande.

Cem artistas se cadastraram, e a proposta é enviar 21 cópias de uma gravura, que poderia ser de qualquer técnica (linóleo, xilogravura, gravura em metal...), para depois receber de volta 20 gravuras diferentes de outras artistas. As pessoas foram divididas em cinco grupos de 20 pessoas, e através de sorteio cada uma foi designada a um.

Muita sujeira, madeira e goivas. Como é gostoso entalhar.

Criei uma xilogravura especial para participar. Pensei num desenho simples, mas com significado. Desenhei uma candeia sobre um livro. A luz e a leitura me traz a imagem da sabedoria, da busca pelas respostas, pelo estudo.

 
Processo de impressão, primeiro coloquei a matriz no papel e depois virei para passar a colher. Existem muitas maneiras, inclusive eu faço outras também, tudo depende do caso.

Tinha uns pedaços de madeira, usei duas cores, duas matrizes e papel de arroz, de grande qualidade. A intenção era aproveitar os materiais que tinha em casa. Fiz xilogravura a primeira vez em 2013 e ainda tinha um pouco de material em casa. 

Teste em papel sufite: chamamos de prova do artista. Com essa primeira impressão consigo ver o que precisa melhorar, o que posso retirar de material, já que colocar não é mais possível.


Fiz a impressão em duas etapas: primeiro no preto e depois no azul. Elas estão secando fixas no armário de metal que tenho no ateliê. É excelente para prender papéis, só precisa de imã.

O prazo para envio das gravuras venceu na sexta, eu já havia mandado as minhas há algum tempo. Agora é só aguardar e receber as minhas 20 novas.

Farei um post contando mais sobre assim que chegarem. E com certeza esse grupo criado não ficará nessa troca, há planos para muito mais, espero que seja breve.

Comentários