Turistando Por São Paulo - Masp

Voltando a visitar as exposições que tanto me fazem bem. Durante estes dois anos de confinamento, com museus restritos fui apenas em duas: Beatriz Milhazes e Os Gêmeos.

Gosto muito da beleza e simplicidade da obra do Volpi. Fui uma das primeiras a entrar, e por isso estava bem vazio. A prioridade dos visitantes era o acervo, mas eu já conheço.

Essa semana fui ao Masp ver a exposição Volpi Popular, e me surpreendi com a do Luiz Zerbini, artista que não conhecia. O acervo já me é muito familiar, só passei para dar uma olhada nas obras de Portinari, que gosto muito.

 
Quando visito uma exposição me atento a tudo, como os quadros foram expostos, a luz, a circulação...

  
Imagens religiosas, São José, Nossa Senhora do Rosário e Santa Rita de Cássia.

Sem título, da série de painéis para a Companhia de Navegação Costeira.


 
A esquerda, Fachada em Cinza e a direita, Sem Título.


Fachadas são as minhas obras favoritas.


Azulejos pintados também fazem parte da obra do Volpi. Muitas vezes um artista se torna reconhecido por um tipo de pintura, desenho, mas isso não significa que ele não experimentou outras tantas técnicas.

Volpi é bem conhecido pelas bandeirinhas, mas as fachadas e as imagens religiosas, como toda a obra são incríveis, principalmente a escolha das cores. Quando vou ao museu observo tudo, inclusive as molduras dos quadros e como eles estão dispostos na parede, ou dependurados. Coisas de arquiteta.

Não me acostumo com a beleza dessas rampas que dão acesso ao subsolo.

Zerbini estava no 2° subsolo e as obras eram enormes e bem coloridas. Entre elas as monotipias também se destacavam. Um artista completo que permeia por várias técnicas. Vale a visita.

  
Série incrível de monotipias. Gosto muito e inclusive tenho bolsas na loja com essa técnica.



   Só pare e observe os detalhes. Ficaria horas olhando, observando, nenhum cantinho foi esquecido. Trabalho primoroso.


   
  

 
Composição de obras maiores e menores, como foram instaladas e onde se encontram as informações, como disse eu gosto de observar tudo.

Não deixe de entrar no site do Masp e fazer um tour virtual sobre as exposições, e também se informar melhor sobre os artistas. E se você for daqui, passe por lá e por outros tantos museus da cidade, são lugares incríveis de inspiração e conhecimento.






Comentários