Receita Afetiva - Como a Comida nos Transporta no Tempo

Com a minha recente mudança de casa, passei a dar mais atenção a cozinha, e ela tem me trazido boas reflexões.

O ato de alguém preparar o seu alimento é de muito amor. Para se ter uma refeição caseira todos os dias, e preciso passar algumas boas horas do dia descascando, cortando, cozinhando, assando, lavando...eu sempre soube disso, mas agora que estou imersa nesse momento, sinto na prática o tempo despendido no preparo da comida.

Doce de leite caseiro...o primeiro de muitos que ainda farei...

Outro grande desafio é diversificar as refeições e principalmente, aproveitar tudo e não deixar nada se estragar na geladeira. E assim foi com o leite que comprei para fazer um bolo.

Não tomo leite, ninguém aqui toma. Queria o bolo, usei uma xícara. Fiz panqueca, mais uma xícara e meia. Sobrou...os dias foram passando e para não perder, fiz um doce de leite.

 
Minha avó usava leite de vaca, tirado na hora no sítio. Fazia o doce lentamente no fogão à lenha, ele ficava bem marronzinho. Não era o mesmo gosto, mas me trouxe boas lembranças mesmo assim.

Nunca tinha feito antes. Este é o meu favorito. Me remete imediatamente a minha infância, onde minha avó paterna fazia no fogão a lenha do seu sítio, no interior de São Paulo.

Meu pai também fez. E foram muitas vezes que o via no fogão mexendo, mexendo para não queimar. Minha tia, irmã dele, fazia e ainda faz para a gente. Minha mãe não tem tradição, mas chegou a preparar algumas vezes.

A minha primeira foi sucesso! Me deliciei com o momento, com a expectiva se daria certo ou não. Com as boas lembranças trazidas...e no final com ele pronto e delicioso!

Doces caseiros são os meus favoritos. O de leite é o principal, mas gosto do doce de abóbora, do doce de batata doce, de banana...

Qual a sua receita afetiva da infância? Durante a criei uma série aqui no blog com receitas afetivas de pessoas queridas. Dê uma olhada aqui. Se tiver alguma e quiser compartilhar conosco, me mande no e-mail: contato@andreariserio.com.

Para quem quiser tentar fazer o doce de leite, usei o que tinha e coloquei açúcar demerara no olho mesmo, não foi muito. Fiquei mexendo em fogo baixo enquanto preparava o almoço. Depois de pronto, coloquei umas colheres de creme de leite - que também estava aberto na geladeira - e misturei. Ficou bom demais! 

Comentários