Dobradiças Embutidas - Diário da Obra

Dobradiças de portas não são todas iguais, inclusive existem muitos modelos que vão além daquelas mais usadas que encontramos em qualquer lugar.

Em detalhes a dobradiça com aba embutida.

Talvez você nunca tenha observado, mas para instalar as tradicionais é preciso fazer uma cava na porta ou no batente, para que a dobradiça se encaixe. Lembra do Newton? Sim, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

 
Usamos a dobradiça tipo RAJ, uma das abas é embutida dentro da outra, o que facilita a instalação e evita fazer a cava para encaixe, neste exemplo dá para ver bem o rasgo que era preciso fazer. Acompanhou a saga dessa porta? Entra neste link aqui para saber. Ela foi reaproveitada no lavabo, por isso que ela tem vários furos e essa cava da antiga dobradiça. 

Esse é um trabalho dispensável quando se usa as dobradiças tipo RAJ, pois as duas abas são embutidas uma na outra, sendo suficiente este espaço entre a porta e o batente para a abertura e fechamento.

 
Veja como fica mais discreta a dobradiça. Essa cava da antiga dobradiça será preenchido com pó de serra e cola. Assim que eu fizer, atualizo o post.

As portas ficam muito mais bonitas e inteiras, o que é melhor, facilitando a reutilização em outros ambientes, já que por aqui o tema "reaproveitamento" é muito importante.

Comentários