Quadradinho da Vovó - Granny Square Day

Andei sumida por uns dias do blog, vou confessar que fui "engolida" pelas Olimpíadas e acordava às 5h para assistir aos jogos e a minhas manhãs pouco renderam. Semana passada tive que colocar tudo em ordem e já estou de volta por aqui.

E ontem foi o dia dele: o quadradinho da vovó. Acredito que seja a peça mais icônica em crochê de todos os tempos. Todo mundo tem uma peça ou conhece algum parente que tenha, nem que seja um porta copos de quadradinho. 


Essa peseira foi feita recentemente pela minha mãe. Eu fiz um esboço de como queria as cores e ela foi tecendo. Sobrou fio, fizemos uma borda maior, a franja foi com a sobra da sobra, ou seja, aproveitamos tudo. Falo sobre ela neste post aqui.

Não foi assim que aprendi a crochetar - foi fazendo pulseiras e depois biquinho de pano de prato - mas muitas pessoas começam por ele. Não é cansativo, pode ser colorido e os mais simples não exigem muita atenção, então é perfeito para aquela roda de amigas papeando e crochetando, ou para acompanhar uma série...

Herdei da minha tia uma colcha feita pela cunhada mineira dela. É bem antiga, não sei identificar os fios mas são de acrílico, no geral ela está muito bonita. Já fiz almofadas, já fiz mantas para doação, e ainda tem tantas outras peças que quero fazer. 

Vamos ver algumas?


Esse short da Marie Castro é um dos meus favoritos, inclusive ela tem uma playlist inteira de squares, vale conferir.



Manta de quadradinhos de flor, acho um clássico, tem vários tutoriais, mas achei essa linda e delicada.

Os chapéus estão em alta, também é uma ótima dica para usar no inverno com fio mais grosso, ou na primavera/verão com os fios de algodão.


A Débora Alves tem um tutorial de bolsa bem lindo, e um pouco diferente do que estamos acostumadas a ver, este entrou na lista com certeza.


Tem tanta opção que daria para ficar horas compartilhando as ideias por aqui. Você tem alguma peça afetiva de quadradinho? Já experimentou fazer?



Comentários