Dicas de Passeios Para Quem Ficou em São Paulo

Essa época do ano a cidade de São Paulo fica mais vazia e é uma ótima oportunidade para passear e aproveitar a cidade.

Eu sempre faço postagens sobre as exposições, sobre lugares para se visitar, então clica neste link aqui e você verá muitas dicas, e mesmo que as exposições tenham acabado, estes espaços sempre tem novos eventos, tem o acervo, ou seja não será perdido.

Cenário muito fofo do Chico Bento, um dos meus personagens favoritos.

Levei minha mãe e minha sobrinha em duas exposições diferentes no mesmo dia. A primeiro foi do Olá, Maurício no Centro Cultural Fiesp e a segunda de presépios, no Museu de Arte Sacra.


Mesa de trabalho com os diversos prêmios recebidos pelo Maurício.

A Turma da Mônica agrada gerações, dificilmente você vai encontrar alguém que nunca leu os gibis, ou que não os conhece. Tanto adultos - os quarentões amam - e as crianças vão gostar. Na primeira parte foram criados cenários para cada núcleo de personagem, como a roça para o Chico Bento e a Rosinha, o futebol para o Cascão, o cemitério para o Penadinho e assim por diante.

   
Muitas portas e janelas para tirar fotos, além das imagens interativas dentro dos ovos.

   
A ala dos quadros está incrível e sempre gosto de ver os bastidores, neste caso o 
avental e os pincéis usados para essa exposição.

   
Além dos quadros, algumas esculturas também estavam expostas, todas 
baseadas em obras famosas.

A primeira tirinha feita pelo Maurício, e uma escultura para ilustrar.

Num segundo momento vemos a mesa de trabalho do Maurício e os prêmios recebidos por ele. E para finalizar obras importantes sendo retratadas pelo próprio Maurício, entre quadros e esculturas. No final podemos ver as primeiras tirinhas criadas, com o franjinha e o bidu. Em pouco tempo conseguimos olhar tudo e fotografar. Vale a visita, fui duas vezes e não tinha fila. É grátis e fica em cartaz até 16 de fevereiro de 2020, então se organiza e leva os pequenos para curtir.

Área interna do Museu, o dia estava lindo, muito ensolarado.

   
Área com as paredes sem acabamento e as estruturas aparentes. Gosto muito de observar as construções antigas.

Sentadas no banco ao lado da janela, ficaria horas ali...

Saímos da Paulista e de metrô chegamos ao Museu de Arte Sacra, que fica na Avenida Tiradentes. A entrada é paga, mas crianças e idosos tem desconto, e o valor é bem tranquilo. O Museu por si só já é maravilhoso! A construção é do século 18, e foi toda preservada. Foi fundado como convento pelo Frei Galvão para abrigar as monjas, e se transformou em museu em 1970. As obras vieram de várias partes do Brasil e do mundo, uma das maiores instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados a arte sacra.

   
Muitos relicários, obras em madeira com pintura a mão, muitos detalhes...

    

  
Vista geral do Museu e o nível de detalhe das peças expostas.

  

  
Madeira, muita madeira entalhada. 

    
Presépios de vários artesãos, a luz não favorece as fotos, mas estavam bem bonitos, inclusive este de crochê.

   

   
Cada obra com sua peculiaridade, gostei bastante da diversidade.

   
Cansadas, mas felizes pelo belo passeio.

A exposição dos presépios é temporária e foi curadoria do Renan Quevedo, do Novos Para Nós e fica até 5 de janeiro de 2020. O acervo é lindo, muito impressionante, muitas vezes saímos fazemos este tipo de passeio quando vamos a Europa, mas existem inúmeras obras espalhadas pelo Brasil, muito mais acessíveis e de grande valor histórico, pesquise em sua cidade ou na região, tenho certeza que você encontrará.


Comentários