Pular para o conteúdo principal

Clube do Bordado no Sesc 24 de Maio

Olá,

Aqui em São Paulo as unidades dos Sesc são ótimas e oferecem cursos a bons preços e até mesmo gratuitos. O Sesc Pompéia é o meu favorito, já fiz inúmeros cursos lá, inclusive esportes. E neste mês de agosto, o mais recente, Sesc 24 de Maio, foi aberto. No fim de semana de inauguração choveu demais e estava bem frio. Fiquei em casa, embaixo das cobertas, só de olho nas redes.

   
Espaço de convívio com bancos são distribuídos por quase todos andares. O café do subsolo que fica ao lado do teatro é muito aconchegante, adorei o mobiliário desenhado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

Aproveitei a primeira semana após abertura para visitar e me inscrever nos cursos grátis. Cheguei por volta das 10h30 e o espaço estava bem tranquilo. A oficina com o Clube do Bordado - que foi a escolhida - começaria às 12h e as senhas distribuídas às 11h30, então aproveitei para visitar os andares.

           
Escultura maravilhosa no hall de acesso ao café / teatro. Adorei a comunicação visual das rampas, com o número do pavimento bem grande, pintado no piso.

O prédio está localizado entre a Pça da República e o Vale do Anhangabaú, região central da cidade. E pertenceu a rede de lojas Mesbla, que fez parte da minha infância/adolescência. No final da década de 90 o Sesc comprou o edifício e somente agora a reforma ficou pronta.

Área de Exposição com pé direito duplo. Muito grande e bonito o espaço. No momento a exposição São Paulo não é uma Cidade, que vai até o final de janeiro.

O projeto ficou incrível, amei as rampas que ligam todos os andares e permitem que se tenha uma visão ampla de cada um. Esse tipo de arquitetura agrega muito, por isso que sou fã do Pompéia, a rua central permite isso. Bom, mas voltando ao 24 de Maio, depois da visita aos andares, parei para um lanchinho no subsolo, este espaço de café nos Sesc são sempre agradáveis. Depois fui para a fila, garantir minha vaga.

                     
Olha eu bordando e aparecendo no stories do Clube. Ao lado até onde cheguei com o bordado no final da aula.

Meu bordado finalizado em casa, e queimado pelo ferro! Não consegui tirar a marca do bastidor e ainda por cima deixei marcas de ferro no tecido...

A Renata e a Vanessa foram as meninas do Clube que deram a aula. Foram 3 horas muito divertidas. Gosto muito de bordado, já postei alguns experimentos meus aqui, e acredito que sempre temos muito que aprender. Escolhi o desenho da fita cassete, ícone de várias gerações, e partimos para o primeiro ponto - o ponto atrás - e depois seguimos para o ponto cheio, ponto corrente e para finalizar o ponto pirulito. Nunca me lembro os nomes dos pontos, acho que porque faço pouco bordado e vou mais pela intuição do que por conhecimento. Sou bem livre nesta questão, inclusive por isso que gosto de aprender mais nas aulas. Trouxe meu bordado pra casa e já dei continuidade para fixar bem os pontos aprendidos.

  
Fotos das minhas colegas de aula. Sempre muito divertido conhecer pessoas.

            
Mais fotos da aula. Estas eu peguei do instagram da Sarah. E olha a minha blusa de tricô aí...estou aproveitando os últimos momentos do inverno para usá-la, já que ficou bem quentinha.

Depois do curso visitei os andares superiores e a cafeteria do 11º andar é maravilhosa. Tem um espelho d´água gigante, com uma vista ampla da cidade, um espaço bem aberto e que com certeza será bem aproveitado. O dia estava frio e nublado, mas mesmo assim fui visitar a famosa piscina no topo. Gostei bastante.


  Jardim da Piscina e cafeteria foi meu espaço favorito no prédio. Este espelho d´água maravilhoso dá um clima de aconchego. Imagino num dia ensolarado como deve ser gostoso ficar por aqui.

Os 13 andares são bem divididos entre esportes, biblioteca, oficinas, espaço criança, exposições, piscina, vestiários, odontologia, convivência, restaurante, teatro, loja; como nas demais unidades. Se programem e visitem. Vale muito a pena.

    
Aranhas de estrutura de guarda-chuva e insetos feitos com materiais diversos estavam nas janelas. Em alguns andares há guarda-corpo e existe a troca direta com a rua.


Esportes e ginástica, área bem disputada por curiosos.

Piscina na cobertura do prédio. O dia estava nublado e bem frio e não pudemos nos aproximar muito. Mas quero voltar num dia lindo de sol.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Presépio de Crochê

Faz alguns anos que desejo fazer um presépio de crochê para mim, e sempre penso que vou começar em janeiro, para que no final do ano ele esteja pronto. Acontece que janeiro é sempre mais agitado, depois vem carnaval e quando você percebe já acabou o ano. Meu presépio montado, estou bem feliz com o resultado. Não imaginei como esse projeto traria tanta alegria para minha casa. E neste 2019 não foi diferente, ou melhor, foi. Janeiro passou, chegou o meio do ano e nada de presépio. Mas um dia, no final de setembro decidi começar a crochetar o meu. Bastou dar os primeiros pontos para que eu tivesse disposição e assim foi. Antes mesmo de novembro terminar eu já estava com oito personagens prontos, que ao meu ver são os essenciais.             Alguns registros que fiz na execução dos três reis magos. Ontem, primeiro de dezembro montei meu presépio de crochê, usei uma base de mdf pintada (feita por mim que vai entrar na loja) para o fundo, e ficou lindo! Não imaginei como e

Presente de Aniversário - Aula Com a Lugastal

Segunda foi meu aniversário, e não consegui preparar nenhum post com antecedência - aliás isso está virando uma constante na minha vida de aspirante a blogueira. E não é porque não estou produzindo nada para compartilhar, muito pelo contrário estou numa fase super produtiva, mas não estou conseguindo me organizar para preparar os posts, aliás é preciso fotografar, passar as fotos para o computador, tratar as fotos, digitar o texto, é um trabalhinho considerável, que eu adoro, só não estou dando tanta prioridade neste momento. Um mar de Lindas! E só a minha de calça e blusa!  Algumas fotos são minhas, outras da Lu e das meninas Mas vamos o melhor dessa semana, rever minha querida amiga Lu Gastal. Quem está aqui há mais tempo sabe como eu e a Lu somos parceiras. Nos conhecemos num Patch Encontro promovido por ela em 2014 e desde então foram tantos eventos, feiras, aulas, passeios juntas. Quanta coisa boa tem acontecido comigo nos últimos tempos.              Quanto carinh

A Chita É Chique?

Para inaugurar essa nova etapa do blog, nada melhor que começar com um post bem colorido e cheio de histórias. Quem não conhece a chita, não é mesmo? Esse tecido mega colorido que era considerado de baixa qualidade, e agora começa a ganhar novos ares e novos lares também. Digo era, porque numa pesquisa rápida, descobri que tem estilista produzindo peças incríveis com ela, vem comigo. Quem me conhece um pouco mais sabe que adoro livros, e sempre dou uma olhadinha nas livrarias para conhecer as novidades. Numa destas, encontrei esse daqui: Uma Festa de Cores Memórias de um Tecido Brasileiro, que logo me chamou a atenção pelas cores. Ele conta a trajetória da chita no Brasil e como aqui se fez presente em muitos lares brasileiros. Os desenhos (ou melhor, colagens) são de Anna Gobel, com textos de Ronaldo Fraga. Não tive dúvida, comprei na hora! "Estampas falam, cores suspiram...mas só a chita canta e dança." Algumas páginas do livro, as imagens foram feitas com pedaç