Paixão Pelo Sesc Pompéia

Hoje vim contar um pouco sobre a minha paixão pelo Sesc Pompéia, aqui em São Paulo. Os Sescs são espaços voltados ao bem-estar dos comerciários e seus familiares. Mas a sociedade em geral, pode participar como eu, que não tenho nenhum vínculo com o comércio.

 foto da rua central e os galpões laterais.

Posso falar com mais propriedade desta unidade em especial, a da Pompéia, um bairro muito simpático da zona Oeste da cidade e onde passei um bom período da minha infância e adolescência na casa de uma tia. O espaço era uma antiga fábrica, e com o projeto da arquiteta Lina Bo Bardi se transformou numa das áreas de cultura e lazer mais frequentadas da cidade. Ela manteve a característica original da fábrica, com uma rua central e galpões laterais, divididos atualmente entre lanchonete, restaurante, biblioteca, espaço de convivência, teatro, oficinas de criatividade, entre outros. O bloco que compreende as quadras esportivas e piscina foi construído a parte, "convivendo" perfeitamente com o antigo.

Comecei praticando esporte, mas precisamente capoeira. Todas as vezes que chegava ao prédio, visitava a exposição em cartaz, dava uma olhada na biblioteca e assim foi por dois anos. Depois entrei na faculdade de arquitetura, hum, será que fui influenciada? Talvez. Deixei o esporte de lado, e comecei a assistir as peças de teatro. Os anos foram passando e nos últimos resolvi participar das oficinas de criatividade. Comecei por uma do Superziper com duração de poucas horas, a partir dai passei a frequentar os cursos regulares, e já foram dois semestres de xilogravura, um semestre de bordado, patchwork e literatura e agora comecei um de estamparia manual, que vai render muitos posts com certeza.



Um pouco do que fiz após o curso de xilogravura. Os dois superiores são bolsas estampadas, fiz a gravura, estampei no tecido e costurei a bolsa. Os de baixo são quadros, da mesma forma, fiz a gravura, imprimi no papel e emoldurei. Todo processo foi manual. 


Independente de fazer algum curso ou não, o Sesc é um espaço agradável tanto para encontrar amigos e papear, como ir sozinho. As comidinhas são incríveis e preços justos.

Sempre com eventos acontecendo, vale a visita. Ah, além do Pompéia, gosto muito do Sesc Vila Mariana e do Sesc Pinheiros, sendo que neste último o restaurante, chamado Comedoria é lindo!

Se animaram para aproveitar o que a cidade oferece?

Comentários