As Cores Para os Próximos Anos - Escandinávia

 As cores transmitem sensações e estão diretamente ligadas as nossas emoções. Um quarto branco traz a sensação de limpeza, de leveza. Mas para algumas pessoas, remete a frieza, a ambiente hospitalar. Cada uma tem uma sensação diferente.

Todos os anos as empresas especializadas em tintas para casa fazem uma pesquisa da necessidade do planeta, das pessoas e chegam a uma paleta de cores. No post que fiz sobre a palestra da Suvinil que assisti na Casa Vogue Experience em outubro de 2019, falo sobre isso.

Os tons terrosos estão em alta há alguns anos, inclusive neste palestra eles já estavam por lá. Eles nos trazem estabilidade, e atualmente é o que mais estamos procurando. A Jotun, uma empresa especializada em cores na Suécia, trouxe como tendências os tons aconchegantes e rústicos, como areia, argila, que nos lembram a natureza, a terra.

Acesse o site da Dulux para conhecer melhor a cor.

Sendo o Brave Ground a cor do ano, segundo a empresa Dulux, é uma tonalidade que se conecta com a natureza, com as coisas simples. Ela cria uma sensação de estabilidade, crescimento e potencial; e fornece uma base sólida para mudança e criatividade em sua casa.

Quarto infantil com ponto de azul para equilibrar o ambiente.

Pontos de azul na decoração equilibram com os tons terrosos, com beges, marrons, e estão cada vez mais presentes nos lares escandinávos. Estes azuis são mais "sujos", menos saturados. 

A madeira clara tão característica desse estilo está dando lugar a madeira tingida numa cor mais escura, o cinza também tem ficado em segundo plano, e os tons mais beges estão sendo usados como base e tem aparecido mais nos projetos.

O vermelho, o verde, ambos mais "escurecidos", também marcam os ambientes como pontos de cor, e equilibram com os tons mais neutros.

Rosa antigo, rosa queimado, essa é a cor para 2021. Gostei muito da escolha, acho que tem total relação com o nosso momento.

Aqui no Brasil seguimos para a mesma tendência. Como disse na palestra de 2019 os tons terrosos já estavam entre as indicações. Mas para este ano a cor é mais rosada, parecendo um por do sol, chama-se Meia Luz. Vale a pena assistir ao vídeo que foi feito para revelar a paleta, vou deixar o link aqui.

Em 2021 já tivemos conciência de como foi o confinamento, das nossas necessidades de aproximação com a natureza e como as cores nos ajudam a proporcionar um ambiente mais acolhedor neste momento de tantas incertezas.

Comentários