DIY - Luminária Com Cimento

Mais uma peça criada com cimento. Como esse material é versátil e eu nunca havia testado, mas agora fiz, - e ainda quero fazer - muitas coisas.

Usei para teste uma lâmpada antiga, daquelas incandescente que não 
fabrica mais, ficou um chame.

Para começar mantenho meu olhar atento a tudo que possa servir de molde. E foi assim que essa embalagem plástica, bem simples de ser encontrada nos supermercados, me encantou. Esses ondulados ficam perfeitos para serem moldados com cimento.

A ideia era fazer vasos, cachepôs e porta velas. Mas como tinha um fio pronto, com soquete de um lado e plugue do outro, decidi experimentar fazer a luminária.

  
Usei a embalagem como molde, passei óleo de cozinha por dentro para ajudar a desmoldar, usei um copo de iogurte por dentro, para fazer o nicho interno (também passei óleo, desta vez por fora do copo). A massa fiz seguindo as orientações da embalagem. 
Deixei secar e com uma broca fiz o furo na lateral.
Primeiro passe o fio e depois faça a instalação do soquete e do plugue.


Ela foi feita antes do incensário (caso não tenha visto, clique aqui), e por isso foi meu primeiro teste de furar o cimento, ou seja, a peça pronta. E deu muito certo.

O nicho do meio ficou um pouco grande para o soquete, como disse a ideia inicial era fazer um vaso, mas mesmo assim acho que ficou interessante, apenas pintando ele de uma cor, e depois usando cola quente para fixar.

 
Em uso, tanto apagada como acessa ela fica bonita e dá uma graça a sua decoração.

A instalação elétrica é bem simples de fazer, procure no youtube, tenho certeza que você vai encontrar. Eu ainda não gravei nenhum passo a passo sobre elétrica, mas quero fazer isso em breve. Saber se virar em algumas coisas de casa é muito importante. Troquei todas as luminárias da casa da minha tia ozinha, já substituiu plugue que não funcionava mais por outro, realmente esse tipo de conhecimento é para vida toda. Vale a pena investir um tempo e pesquisar.

Já tenho outras ideias de luminárias, estão quase prontas e eu logo compartilho a ideia com vocês.






Comentários